Quatro atletas de karate da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL, também integrantes da Seleção Brasileira, estão em Guayaquil, no Equador em concentração com a Seleção Brasileira para disputar o Campeonato Pan-Americano, que acontece de 22 a 28 de agosto.
A delegação de Itajaí é composta por: Gabriel Kruger Galarça de 13 anos, Natalia Toyama de 17, Thainan Foscarini Schopchaki 20 e Thawanna Schopchaki com 18 anos.Gabriel Galarça representa Itajaí na categoria Sub 14 12 e 13 anos – Kata individual. O atleta faz parte da Seleção Brasileira de karate há dois anos e esta é a segunda vez que participa do Pan. No total já são três participações internacionais, pois neste ano ele disputou o Sulamericano, na Colômbia. Já Natalia Toyama participa na categoria Júnior 16 e 17 – Kumite individual. A atleta também já disputou Pan e outros campeonatos internacionais, inclusive um mundial na Espanha.
Já as atletas Thainan e Thawanna Schopchaki, serão as duas únicas brasileiras a disputar a categoria Sub 21 – kata individual, sendo duas vagas por categoria. Thainan e Thawanna integram a Seleção Brasileira há cinco anos e já tiveram oportunidade de representar o país em eventos ainda maiores, entre eles: Mundial na Espanha, e agora buscar participar das Olimpíadas Tokyo 2020.
O treino da equipe foi intensificado nos últimos meses, são em média três a quatro horas de dedicação diária de segunda a sábado. Segundo o técnico Eurico Schopchaki, os atletas estão preparados. ’’Estes eventos proporcionam ritmo de competição para nossos atletas, visando representatividade nos eventos da Fesporte. Lembrando que a modalidade de karate é atual campeão geral dos Jogos Abertos – JASC, nos dois naipes, por dois anos consecutivos, além de outros resultados expressivos em anos anteriores’’ destaca.