Tocha Paralímpica deixa Joinville rumo aos seu destino final

0

Revezamento Paralímpico esteve nesta segunda-feira (05) na cidade catarinense, a penúltima antes da abertura dos Jogos Paralímpicos.

Joinville recebeu nesta segunda-feira (05), o revezamento da Tocha Paralímpica. A maior cidade catarinense foi a quinta a participar do tour da tocha e a última a receber o principal símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, antes do Rio de Janeiro, cidade-sede do evento.

Uma das condutoras foi Deolinda Lage Fernandes, portuguesa radicada no Brasil que já foi convocada para a seleção paralímpica brasileira de bocha. “Estar no revezamento da Tocha é como participar dos Jogos, para mim. Estou muito feliz com isso. É um momento que mostra para os amigos que todos podem ser atletas, mesmo tendo dificuldades”, disse.

Franciele de Rezende, técnica de Deolinda na bocha paralímpica, falou sobre o momento vivido por sua colega. “É um dia de muita alegria, muita emoção. Prova que nosso trabalho é semeado em terrenos difíceis, mas no fim vale a pena. Que o espírito paralímpico possa se estender, ser um verdadeiro legado.” –  ressaltou.

Já Amarildo João, Diretor-Presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (FELEJ), que fez o beijo da Tocha com Deolinda, concorda com Franciele e reforça a importância da passagem do revezamento pelo local. “Foi uma emoção muito grande. Ser um condutor é um prêmio para tantos atletas, profissionais dos esportes e de educação física como nós. É também um legado que fica para nossa cidade, essa chama que passou por aqui hoje é a chama da esperança e da coragem, de fazer as coisas acontecerem”, resumiu.

Outros condutores de destaque foram Ana Maria Teixeira e Marcos Henrique Evaristo, fundadora do Centro Esportivos Para Pessoas Especiais (Cepe), Thiago Antonio Fagundes de Oliveira, presidente da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville (AASJLLE), e Ivan Razeira, que é técnico de dois paratriatletas.

O município estará representado nos Jogos Paralímpicos pelos paratletas Sheila Finder, Justino Barbosa dos Santos e Laercio Alves Martins (atletismo); Talisson Henrique Glock (natação).

Redação SportSC