A Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa de Bombinhas é muito visitada por crianças. Existe uma frequência memorável e, que ao longo dos meses a pequena grande equipe que ali atua, trabalha no intuito de ampliar, ainda mais, os sócios leitores. O incentivo à leitura é uma das diretrizes do Plano Municipal de Cultura e hoje uma realidade na cidade.
Com o viés de fomentar a leitura cada vez mais, foi realizada na noite de sexta-feira, 3 de setembro, o “Pijama Literário”, em parceria com o Projeto Pescadores de Leitura, que reuniu 18 crianças para uma noite diferenciada, cheia de atividades e a parte mais empolgante: dormir na biblioteca!
Do montante de 18 participantes das atividades, que iniciaram às 19h30, 15 dormiram no recinto e três eram visitantes. Em idades entre cinco e 14 anos, foram chegando acompanhados pelos pais, munidos de colchão, travesseiro, cobertor e muita vontade de se divertir.
A primeira atividade foi o programa “Fanzine” – Fanetic Magazine, onde as crianças puseram a mão na massa e criaram frases utilizando recortes de letras e desenhos, conforme a sua imaginação, o intuito foi produzir uma revista e futuramente publicá-la. Ao longo da noite elas tiveram um jantar preparado com todo o carinho, festa dos anos 60,70 e 80, onde dançaram a valer e aprenderam sobre as músicas e produções literárias deste período, cinema, e enfim dormiram nos colchões distribuídos pelo chão da biblioteca, realizadas com as vivências desta noite singular.
Pela manhã tiveram uma surpresa com um café da manhã à disposição numa mesa temática sobre o 7 de Setembro, com bandeiras do Brasil distribuídas no local.. Maria Gabriela Gattaz da Silva tem 10 anos, lê uma média de dois livros por mês e foi uma das eleitas para participar 1º Pijama Literário. “Foi muito divertido. O café da manhã tomamos todos juntos com nossos pais, tinha bandeira do Brasil, estava tudo muito bonito. Mas o que eu mais gostei foi da festa com as músicas dos anos 60, 70 e 80, eu gosto muito de dançar. A gente dançou, cantou, foi muito legal”, conta Maria, atualmente lendo “O diário de uma garota nada popular”.
Os pais de Maria, José Carlos da Silva, conhecido por todos como Carlinhos, e Gina Gattaz, comentam que foi uma experiência interessante e, mesmo apreensivos, pois, a filha é muito apegada a eles e tratou-se da segunda vez que dormiu fora de casa. “A proposta é muito legal. As vivências desta noite possibilita as crianças sonharem mais, pois dormiram no espaço onde a imaginação é incentivada. No café da manhã estavam todos tranquilos, educados. Nós ficamos muito felizes pela Maria ser uma das escolhidas, porquê este momento acrescentou na vida dela”, destaca Carlinhos.
A bibliotecária Patrícia Vilma Pinheiro da Silva, que também coordena o Projeto Pescadores de Leitura, explica que a atividade é uma forma de envolver, ainda mais, as crianças no mundo da literatura. “O critério de escolha foi a assiduidade na biblioteca nos últimos cinco meses”, ressalta a bibliotecária.
O Pijama Literário foi um sucesso e a equipe da Biblioteca promete mais noites como esta.

