A prefeitura de Porto Belo entregou ao Governo do Estado o projeto da obra de recuperação do Morro de Bombas – que dá acesso ao município de Bombinhas. Conforme acordado em julho deste ano, em reunião na Casa Civil com o secretário Nelson Serpa, após a entrega do projeto, o Estado inicia a reconstrução do trecho do morro que desmoronou após fortes chuvas no último mês de abril.
Logo após o ocorrido, e com parte do trecho interditado pela Defesa Civil por ter afetado metade da pista, o município solicitou os reparos ao Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), salientando tratar de rodovia estadual. No entanto, recebeu a negativa do departamento, por considerarem que o trecho havia sido municipalizado.
Em julho, então, em reunião com o secretário estadual Nelson Serpa, Porto Belo recebeu o compromisso do Estado em executar a obra de reparo do morro. No acordo, foi passada a responsabilidade de elaborar o projeto da obra. Com a entrega do projeto, o Município cumpriu a parte no que foi acordado. Agora, aguarda que o Governo do Estado inicie a obra.
Em ofício ao governador Raimundo Colombo, protocolado junto com a entrega do projeto, a prefeitura de Porto Belo salientou que, no trecho afetado, o trânsito continua em meia-pista – o que, além de atrapalhar a mobilidade urbana entre os municípios de Porto Belo e Bombinhas, coloca em risco motoristas que por ali passam.
E destacou ainda que está chegando a temporada de verão e as duas cidades constam entre os destinos mais procurados e visitados por turistas, o que deve gerar mais transtorno caso o Estado não realize a obra de recuperação do morro o mais rápido possível.