Um dia para ficar marcado na história do surf imbitubense. Anderson Júnior, que chegou ao Havaí uma semana antes do início do Rip Curl Grom Search Internacional 2016, na praia de Ala Moana, Honolulu, aproveitou para treinar e se concentrar para a grande disputa que o aguardava.
Juninho, como é conhecido, estreou na competição nesta última terça feira (03), que conta com a participação de nove países e 16 atletas, e foi derrotado pelo norte-americano Nolan Rapoza na primeira fase. Na fase seguinte, uma repescagem, Juninho venceu em sua segunda participação o local havaiano Wyatt McHale e está na terceira fase do evento.
Anderson Jr. enfrenta nesta sexta feira (06), último dia da janela do evento, segundo os organizadores do Grom Search Internacional, o norte americano Nolan Rapoza e o sul-africano Kobe Oberholzer. Se vencer, Juninho estará na semifinal do evento.
A torcida em sua cidade natal e pelo litoral catarinense tem sido grande para Juninho trazer o caneco deste evento internacional para casa.
Nesta quarta e quinta feira (04 e 05) os atletas tiram folga, mas participam de sessões de surf em locais pré-determinados pela organização em que fotos e vídeos serão produzidos com os atletas.
Anderson Martins, pai de Juninho, que viajou para acompanhar o filho, comenta que o atleta está determinado, e que “Juninho fazia um treino técnico antes de entrar na água”.
Para fugir um pouco da rotina dos treinos e do intenso crowd – multidão – na água, os dois têm visitado locais históricos no Hawaii. “Fomos em Wakiki, batemos foto na estátua de Duque Kahanamoku, um símbolo do surf aqui”, comenta Anderson Martins.
ENTENDA A COMPETIÇÃO
Cada país realiza sua seletiva nacional, na qual definem seus representantes, 00um na categoria Mirim e outro no Feminino, que no ano seguinte disputam a grande final internacional. Juninho disputou e venceu o Rip Curl Grom Search Brasil ano passado e agora está no Hawaii para o evento internacional. Em 2017, Imbituba também terá outro atleta local defendo o Brasil neste mundial, já que Leonardo Barcelos foi campeão invicto do Grom Search Brasil neste início de 2016.
Vale ressaltar também, que vários atletas integrantes da elite do surf mundial profissional atualmente, já disputaram e venceram esta competição. Gabriel Medina é o maior exemplo da força deste evento. Além dele, que venceu a final mundial em 2009, Miguel Pupo (2007), Filipe Toledo (2011), Lucas Silveira (2012), Samuel Pupo (2014).
Neste ano o Rip Curl Grom Search Internacional acontece na praia de Ala Moana Bowls, um dos berços do surf havaiano, tendo início já na próxima terça feira (03) e rola até dia 06, e Juninho fez questão de chegar vários dias antes da competição ter início para se ambientar com as ondas, o clima local – início do verão lá – e com a enorme população de surfistas que ‘crowdeiam’ os principais picos de surf, afinal Havaí é a Meca do Surf Mundial em qualquer época do ano, e um dos principais destinos turísticos do planeta.