Cuidados em fases pós-operatórias, tratamento de lesões causadas por esforço repetitivo, reabilitação de pacientes acometidos por paralisias, acidentes vasculares cerebrais ou mal de Parkinson. Com exercício direcionado, o fisioterapeuta trabalha na prevenção e no tratamento de problemas decorrentes de má-formação óssea, doenças, vícios de postura ou acidentes. Assim, em comemoração ao dia do profissional, celebrado neste dia 13, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, parabeniza os servidores que integram a rede.
Divididos entre Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) e Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), o município conta com a assistência de 16 fisioterapeutas. Para o prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito, é necessário aproveitar a data especial para ressaltar a importância da categoria. “Cercamos o/a balneocamboriuense com profissionais preparados para atendê-los em todas as áreas. Na fisioterapia não seria diferente. A Secretaria de Saúde e Saneamento possui no quadro profissional, hoje, uma equipe apta a atender pacientes que necessitem de recuperação de acidentes, tratamento de problemas ósseos, portadores de deficiências cardíacas ou neurológicas, entre outros exemplos passíveis, numa gama que contempla qualquer ciclo de vida das pessoas”, pontua.
O Cefir atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. São ofertados no centro, atendimentos de fisioterapia traumato-ortopédica, neurofuncional, cardiorrespiratória e uroginecológico. A unidade está localizada na Rua México, nº 875, no bairro das Nações. O NAI, por sua vez, oferece serviços voltados à saúde do idoso como, por exemplo, a inserção em grupos de recuperação cognitiva, física e social. O núcleo possui o mesmo horário de funcionamento e está localizado na Rua Angelina, s/n, no bairro dos Municípios, anexo ao Centro Comunitário Casa da Sogra.
Mais informações no Cefir, pelo telefone (47) 3367-9300; ou no NAI, pelo telefone (47) 3263-1278.