O veleiro Itajaí Sailing Team – barco da classe Soto 40 com 10 tripulantes, comandando pelo velejador catarinense Marcelo Gusmão Reitz – foi o segundo a cruzar a linha de chegada da 66ª edição da Regata Santos-Rio na categoria ICR e também na classificação geral. A prova começou domingo, 30 de outubro, em Santos (SP) e terminou na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, após 354 quilômetros de travessia. O veleiro cruzou a linha de chegada na manhã do dia 1º de novembro, depois de aproximadamente 46 horas navegando.
Na prova, a equipe contou com a estratégia do velejador André ‘Bochecha’ Fonseca, que tem no currículo participação em três Olimpíadas e três Volvo Ocean Race e já havia vencido a competição. A Regata Santos-Rio é considerada uma das provas mais tradicionais do País.
De acordo com Alexandre do Santos, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, durante toda a regata os barcos enfrentaram condições de vento muito adversas. “Enfrentamos ventos contrários durante toda a prova. O que variou muito foi a tática, com os velejadores buscando as melhores condições possíveis”, comenta.
A partir desta quinta-feira a equipe começa a participação na 47ª edição do Circuito Rio, disputada na Baía de Guanabara, que abrigou as raias olímpicas da Rio 2016. A região é marcada pelo regime de ventos, sempre rondados, e das condições de maré que confundem os velejadores visitantes.
O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Molim e Clindex.
Programação:
03/11 (quinta): 10h – Término das inscrições; 11h – Regata Victor Demaison – Percurso médio
04/11 (sexta): 12h – Regata de Percurso ou Barla Sota; 19h – Cerimônia de Premiação das Regatas Santos-Rio e Victor Demaison
05/11 (sábado): 12h – Regata de Percurso ou Barla Sota; 18h – Happy Hour
06/11 (domingo): 12h – Regata de Percurso ou Barla Sota; 18h – Cerimônia de Premiação