O sucesso do Hang Loose Pro Contest 30 anos se deve principalmente a um empreendedor. O empresário Álfio Lagnado, proprietário da Hang Loose era a imagem de um homem feliz, realizado com mais uma edição marcante. O sentimento era o mesmo de 30 anos atrás, quando ainda iniciava no mercado de surf e resolveu investir numa etapa do Circuito Mundial, na época um grande desafio.
Um evento que trouxe de volta o Circuito Mundial ao Brasil e foi um “pontapé” para o fortalecimento do esporte no país e que acabou gerando uma geração de grandes talentos, como os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza. Os dois, inclusive, que já foram patrocinados pelo próprio Álfio e que prestigiaram a competição e foram destaques nas ondas e com o público.
Presente e atuante em todo o evento, Álfio não escondeu a satisfação ao ver a praia cheia, remetendo muito àquela edição de 86. “Muito legal, eu aqui vendo o palanque azul, da mesma cor, com o mesmo logotipo daquela edição. As pedras cheias de gente, todo mundo amarradão. Sentimento muito parecido com o de 30 anos atrás. Estou muito feliz de estar presenciando tudo isso. Valeu muito muito a pena, muito mais do que eu imaginava”, vibrou.
Ele lembrou como foi a “aventura” em patrocinar um evento há três décadas quando a sua marca ainda iniciava no concorrido mercado de surfwear. Uma marca nova, teoricamente sem “bala” para fazer algo gigantesco para aquela ocasião. “Na época, foi uma loucura e a gente começando. Apareceu e, sem pensar muito, fechamos”, recordou.
“Sabia que era um sonho fazer um campeonato da ASP, de ter os campeões mundiais pisando aqui nas areias do Brasil. Shaun Tompson, Mark Richards, Mark Occhilupo, Wayne Bartholomew. A gente foi responsável e fez. Acabou dando certo. Podia dar errado, mas deu muito certo e foi um dos pilares para o sucesso da Hang Loose”, comentou Álfio.
Vale destacar que hoje a Hang Loose é uma das marcas, que mais investem no surf brasileiro. Por anos teve a famosa dupla Fabio Gouveia e Teco Padaratz no Tour, e além do Pro Contest, patrocina o Surf Attack, o principal campeonato de categorias de base, que revelou e formou a maioria dos talentos atuais, como Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Caio Ibelli, entre outros.
Sabendo ser um dos responsáveis pelo estágio atual que o surf alcançou, Álfio destaca que o impulso principal é a paixão pelo esporte. “Na verdade a gente faz porque gosta, mas principalmente porque dá retorno. A Hang Loose é uma marca muito surf, sempre apostou e acreditou no surf. Está há mais de 35 anos, continua bombando e o maior segredo é acreditar e investir no surf. Além disso, tem a satisfação pessoal, porque gosto muito de surf”, ressaltou o empresário de 56 anos, que criou a Hang Loose em 1982, então na fábrica de sua mãe. “O nome veio do Havaí. Eu ia para lá pegar onda, gostava de viajar e fiz a marca”, contou.