Dentre as diversas opções de lazer que Balneário Camboriú oferece, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é opção para moradores e turistas nos finais de semana. Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), a unidade de conservação ambiental conta com departamentos de fitoterapia, reciclagem de papel, além de trilhas e amplo espaço para piqueniques.
Inaugurado no ano de 1993 como Parque Ecológico Rio Camboriú, em 2006 teve seu nome modificado para Parque Raimundo Malta em homenagem a um de seus fundadores. Seis trilhas estão disponíveis para passeio no interior do parque, em que os visitantes podem manter contato direto com a fauna e flora nativas e um amplo espaço para realizar piqueniques junto à família e amigos. Além disso, conta com um parquinho para a diversão das crianças.
Situado no parque também encontra-se o departamento de fitoterapia, que distribui gratuitamente chás medicinais à comunidade nas segundas, quartas e sextas-feiras. Em cerca de 90 canteiros são produzidos mais de 60 espécies diferentes de plantas. Já o Espaço Ambiarte, utiliza técnicas de reciclagem para transformar o papel em produtos artesanais.
Durante a semana, alunos das unidades escolares de ensino do município visitam o local, conhecem a estrutura e se conscientizam da importância de preservar a natureza. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, Nena, “o Parque Raimundo Malta é uma unidade de conservação que abriga não somente a Semam, mas toda uma equipe que trabalha em prol da natureza e do futuro das gerações”.
O Parque Raimundo Malta é aberto todos os dias da semana, das 13 as 17h, já a administração permanece até as 19h. Fica localizado ao final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. Mais informações pelo telefone (47) 3363-7145.