Com o verão chegando já iniciaram os preparativos para a Operação Veraneio realizada pelo Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar do estado. A Operação tem início oficialmente no dia 10 de dezembro, porém com o feriado de Proclamação da República no próxima terça-feira (15), várias pessoas irão prolongar o feriado e visitarão as praias da região. Pensando nisso o Corpo de Bombeiros neste domingo (13), já irá ativar os postos salva vidas dos principais balneários da região. Segundo o Sargento Celiano, do Corpo de Bombeiros de Imbituba serão ativados os postos de Barra da Ibiraquera, Rosa, Vila Nova, Itapirubá e na praia central de Garopaba. “Iremos começar a abrir os postos nos finais de semana até a operação começar oficialmente no início de dezembro”, ressalta.
A Operação Veraneio que começa no início de dezembro irá até dia 6 de março de 2017. A exemplo de anos anteriores, a Operação Veraneiro 2016/2017 foi dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades-sedes da operação, com exceção do Corpo de Militar (CBM), que organizou seu planejamento em quatro etapas.
A Secretaria de Segurança Pública – SSP projeta utilizar recursos superiores a R$ 26 milhões, valores investidos no ano passado, utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda vidas civis. Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a operação.
Ações
A Operação Veraneio começa com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho monitoradas e divididas em 157 praias e balneários de 51 municípios do estado, 35 balneários e 17 estâncias hidrominerais. A Operação Veraneio 2015/2016 movimentou 9.165 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do estado.
Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1.339 guarda-vidas civis e 188 guarda-vidas militares, espalhados em mais em 312 postos de observação no Litoral e no Interior. O CBM programou uma série de inovações para a temporada. A principal delas é o E-193 Mobile. Trata-se de um sistema que permite a inserção de ocorrências no sistema diretamente pelo celular do guarda vidas, trazendo informações instantâneas para uma melhor gestão.
Também está prevista a aquisição de um “vant”, veículo aéreo, não tripulado, para patrulhamento e monitoramento da orla de Florianópolis. Será usado na praia dos Ingleses como projeto piloto. Outra novidade é a construção de cinco postos de salvamento patrocinados pela empresa WOA. “São postos ecológicos que serão instalados nas praias de Fora, Pontas das Canas, Canavieiras e Brava”, explica coronel BM Flávio Graff, sub-comandante geral do CBM.