A 78ª Festa das Flores de Joinville terminou ontem com avaliação positiva de público e vendas. O balanço completo ainda será feito nesta quarta-feira pela organização do evento, a Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, em parceria com a Fundação Turística de Joinville, mas nas últimas horas da festa já era possível afirmar que a mais tradicional festa da cidade havia alcançado o sucesso novamente. Até a tarde de ontem, pelo menos 80 mil pessoas haviam passado pelo Complexo Expoville, onde foi montada a estrutura de 17 mil metros quadrados, que reuniu exposição de flores, comércio de plantas, insumos e ferramentas, feira de produtos regionais e atrações culturais.
— Já é possível dizer que o mercado de plantas superou as vendas do ano passado. Neste último dia, há estandes com as prateleiras vazias — afirma o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski.
Segundo ele, além do mercado de plantas, o público entrevistado destacou a presença do café colonial, uma das novidades da edição. Montado no primeiro piso do pavilhão, um restaurante ofereceu almoço típico germânico e café rural, montado com itens de produtores de Joinville, como forma de valorizar a gastronomia e a agricultura locais.
A festa de 2016 foi encerrada com o concurso que elegeu a realeza que representará a festa de 2017. A rainha eleita é Grabriela Klappoth Krelling, 25 anos, estudante de direito. A primeira princesa é Luana Anesi Ferreira, 21 anos, estudante de arquitetura e urbanismo; e, a segunda princesa, Bárbara Naiara Koster, 21 anos, estudante de direito.
Entusiasmada, a rainha Gabriela também representou a cidade como Miss Joinville, em 201, mas contou ter sentido uma nova emoção neste concurso.
— É um novo sentimento, um nova emoção e um a honra representar a cidade e a Festa das Flores. Tenho certeza de que será um reinado de muitas alegrias.
As 15 participantes do concurso foram avaliadas pelos quesitos harmonia e beleza, elegância e desembaraço, simpatia, comunicação e articulação. Além da faixa e coroa, a rainha eleita foi premiada com R$ 15,6 mil, e cada princesa recebeu R$ 4,8 mil.
Para 2017, a Festa das Flores já tem data agendada: será de 14 a 19 de novembro. Com o feriado de Proclamação da República em uma quarta-feira, a organização espera que os joinvilenses também prestigiem mais o evento. Neste ano, boa parte do público foi formada por turistas, inclusive com excursões do Paraguai e do Uruguai.