Há pouco tempo, dizia um ditado que se uma empresa não está no Google ela simplesmente não existe. Em tempos onde a informação está a um click de existir ou não, a Dal Costa – marca referência no beach wear de Santa Catarina – está investindo na capacitação e reformulação na forma de administrar as mídias sociais e principalmente o “todo poderoso” Facebook.
Em pesquisa recente elaborada pelo Sebrae, em parceria com o E-commerce Brasil, oito em cada 10 empresários do comércio eletrônico usam o Facebook para se relacionar com seus clientes. As mídias digitais se configuram hoje como uma das mais poderosas ferramentas de pesquisa de comportamento exclusiva com cada cliente/seguidor da marca.
Relacionar-se bem com estes clientes e usar a ferramenta dos serviços digitais em favor da empresa de forma impessoal e atrativa ao cliente são tópicos do curso ministrado pela Circulo-E, consultora oficial do Sebrae para a Dal Costa. Entender os indicadores fornecidos por essas ferramentas e utilizá-las de forma inovadora e atrativa para trazer clientes que são fãs da marca é uma das soluções apresentadas no curso, em sete encontros.
Segundo Júlio Gianvechio, sócio-diretor da Circulo-E, converter esse comportamento em vendas é principal intuito do curso e o grande desafio das marcas na atualidade. “O Facebook nos oferece indicadores de uma forma que pesquisas existentes no mercado não nos forneceriam, essa é a grande sacada desse curso”. Júlio ressalta ainda que a rede social é usada por lojistas do Brasil inteiro, mas poucos a dominam e fazem trabalhar em seu favor.
Para Miriam Nagy, gerente de Marketing da Dal Costa, os resultados vieram já nas primeiras aulas. “Investir cinco minutos analisando o perfil do cliente nos ajuda a entender o que ele realmente precisa, gosta e necessita naquele momento. Quando analiso o perfil do meu cliente através da rede, busco informações de como respondê-lo da forma como gostaria de acordo com o meu produto”, finaliza.