A Guarda Municipal de Balneário Camboriú mantém um treinamento continuado para aperfeiçoamento do efetivo. Em 2016, a GM realizou seis treinamentos, os guardas tiveram no mínimo 80 horas/aula. O último curso foi realizado nesta sexta-feira (16) no stand de tiro.
“Como alguns cursos são voltados a turmas específicas da Guarda Municipal existe uma variação de carga horária, mas todos passaram pelo mínimo de 80 horas/aula como regulamenta a legislação federal, sendo que alguns chegaram a 142 horas/aula. A intenção é sempre atualizar e qualificar a prestação de serviço para a comunidade”, explica a Comandante da Guarda Municipal, Taís Baruffi.
O último curso ministrado foi o de tiro com calibre 12, que ocorreu pela segunda vez este ano. O primeiro curso foi realizado para a primeira, segunda e terceira turmas da GMBC, que se habilitaram para utilizar este tipo de armamento. Já o segundo curso, encerrado nesta sexta-feira, foi com a quarta turma, para aperfeiçoamento, já que esta turma é habilitada neste calibre desde sua formatura.
Visando a ampliação do Grupo de Operações Preventivas (GOP) foi realizado o Curso de Operações Táticas (COT) em parceria com outras sete instituições de segurança. O COT é requisito para que o guarda seja integrado ao GOP, grupo especializado em operações táticas e atua em situações de maior complexidade. A turma que se formou este ano passou por um intenso treinamento de dez dias, onde puderam aprender sobre patrulhamento tático, controle de distúrbios civis, entre outros temas.
A Guarda Municipal criou este ano o grupamento da Guarda Ambiental, para dar auxílio à Secretaria do Meio Ambiente e fiscalizar ocorrências de crimes ambientais em Balneário Camboriú. Para sua formação foi realizado um curso preparatório ministrado pela Secretaria de Meio Ambiente com 27 guardas que formam a primeira turma da Guarda Ambiental e iniciarão suas atividades nas próximas semanas.
Além destes a Guarda Municipal realizou os cursos de Libras, ministrado pela Secretaria de Educação, o curso de Prevenção do local do crime, ministrado pelo Instituto Geral de Perícias do Estado, o Curso da Defesa Civil, ministrado pelo próprio órgão. Todos os cursos realizados têm como objetivo a manutenção e aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e operacionais dos guardas municipais, qualificando o serviço para que seja realizado com maior eficácia a cada dia.