As praias da região Norte de Santa Catarina já começaram a receber os turistas, mas a temporada começa oficialmente nesta terça-feira. Neste período, a tendência é que a população dos balneários aumente entre três a cinco vezes em relação ao resto do ano e, por isso, ações dos órgãos públicos preveem a segurança e o conforto para todos.
“AN” visitou as praias de São Francisco do Sul, Barra do Sul e Barra Velha para conferir a estrutura para receber os turistas durante as férias de verão. Sobre a temporada de verão, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a expectativa de turistas em São Francisco do Sul é de 450 mil pessoas.
Abastecimento de água
São Francisco do Sul
A Águas de São Francisco do Sul instalou uma nova adutora, a Olaria, que será responsável pela captação de água bruta em uma média de 60 litros por segundo, destinada à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rocio Grande, que abastece o Centro e os balneários.
Para diminuir os riscos de rompimento de adutora, foram instaladas ventosas na adutora que abastece as praias e, para garantir o pleno funcionamento das unidades, foram instalados geradores de energia em pontos estratégicos do sistema.
Neste ano, os clientes também podem se comunicar com a concessionária por meio do WhatsApp, pelo número (47) 99234-1414, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, para verificar a viabilidade de nova ligação, comunicar vazamentos, informar problemas no abastecimento e registrar qualquer situação referente ao trabalho da concessionária.
Para situações de emergência depois das 19 horas, o canal de comunicação é, exclusivamente, o 0800-595-4444.
Barra do Sul
Em Balneário Barra do Sul, ocorre a ativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Perequê, que garante 100 litros de água por segundo à cidade, além dos três poços convencionais que permitem a captação de 50 litros por segundo.
A capacidade de abastecimento da cidade deve chegar a 140 litros por segundo entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, o suficiente para atender a 100 mil pessoas neste período. Sob o risco de faltar energia elétrica, a Casan está locando mais um gerador, garantindo assim água para a população mesmo se houver problemas na rede elétrica.
Barra Velha
Recentemente, o balneário ganhou um novo reservatório de um milhão de litros que deve assegurar o pleno abastecimento. A obra, concluída neste mês, vai aumentar em 50% a capacidade de reserva do sistema de abastecimento do município. O novo reservatório vai beneficiar os bairros São Cristóvão e Itajuba. Eles têm 20 mil habitantes durante o ano, mas a população triplica durante o verão.
Infraestrutura nas praias
São Francisco do Sul
As praias de Itaguaçu, Ubatuba, Enseada e Praia do Sol (Prainha), em São Francisco do Sul, quase não apresentam problemas em sua estrutura para receber turistas. Todas elas tinham postos salva-vidas e chuveiros instalados, além de vagas de estacionamento. Na praia de Ubatuba, o deque de madeira que está sendo construído sobre a restinga ainda não foi concluído, e na praia da Enseada, um deque quebrado compromete a segurança dos turistas.
Barra do Sul
Em Barra do Sul, o município espera recursos do Governo do Estado e da União para fazer os reparos após a ressaca que atingiu a cidade em 28 de outubro. Foram previstos cerca de R$ 3 milhões para recuperação da orla, ainda sem data para serem repassados à Prefeitura. Por enquanto, os danos foram minimizados com maquinário próprio, limpeza das praias e contenções em alguns trechos.
Dos seis postos da cidade, dois foram destruídos pela maré alta do fim de outubro e reconstruídos em madeira. No dia da visita de “AN” à Barra do Sul, a família de Janaina Alves e Jonas Fomer saiu da praia e foi pega de surpresa ao tentar abrir os chuveiros na Boca da Barra e não encontrar água.
– Se eu soubesse, não tinha entrado na água – disse Jonas.
Segundo a Prefeitura, aqueles chuveiros estavam em construção quando a ressaca ocorreu e, por isso, as obras foram paradas, mas há outros dois pontos com chuveiros na cidade. No mesmo local, o deque de acesso à praia foi parcialmente destruído pela maré alta e, agora, está fechado. Como a orla foi transformada pela força da água, a faixa de areia ficou menor e o layout do deque será modificado para adequar-se.
O projeto está sendo refeito mas não deve ficar pronto para esta temporada, já que novos pedidos de autorização junto à Secretaria de Meio Ambiente terão de ser feitos, pois o deque está sobre área de preservação ambiental.
Barra Velha
As praias de Barra Velha também foram atingidas pela ressaca de 28 de outubro. As mais afetadas foram a Praia Central, da Península e do Grant — mais de 30 toneladas de areia foram retiradas das pistas e calçadões. Os reparos foram feitos pela Secretaria de Obras, seguido pelo trabalho de paisagismo, em reparos que custaram R$ 500 mil, bancados com o orçamento da Prefeitura.
O posto de salva-vidas da Praia Central, que foi destruído pela maré, foi reconstruído em novo local, para ficar mais centralizado na praia, e deveria ter sido concluído no último final de semana. Já os chuveiros na Beira-mar foram retirados, medida adotada pelo governo municipal após conversas com a Casan.
Segundo o órgão, havia muito desperdício de água por parte dos usuários, já que eles utilizavam o chuveiro na praia, na área externa de casa e o banho final.
Guarda-vidas
São Francisco do Sul
Desde fim de semana passado, a cidade recebe o efetivo máximo de guarda-vidas: serão 49 por dia, divididos em 18 postos de oito praias. Apenas o Capri e o Linguado não recebem guarda-vidas, porque não preenchem os critérios necessários para policiamento (uma união de histórico de acidentes, análise de risco pela característica do mar e movimento de turistas).
Forte — 1
Itaguaçu — 3
Ubatuba — 3
Enseada — 2
Mole — 1
Prainha — 1
Praia Grande — 1
Ervino — 6
Barra do Sul
Serão 34 guarda-vidas divididos em oito postos pela cidade.
Boca da Barra — 2
Rua José Fortunato — 1
Rua Nereu Ramos — 1
Final da Rua Carlos Posi — 1
Rua Jane Teresinha — 1
Praia da Salinas — 1
Costeira — 1
Barra Velha
São 50 guarda-vidas, 40 por dia, em dez pontos.
Lazer
Barra do Sul
Na noite de 31 de dezembro, haverá cerca de 12 minutos de queima de fogos na Boca da Barra. A próxima programação da cidade é entre 7 e 9 de janeiro, quando ocorrem as festividades de aniversário de emancipação de Barra do Sul. No dia 7, a partir das 19 horas, haverá Marcha para Jesus.
Em 8 de janeiro, shows com bandas locais fazem o esquenta para o evento de aniversário, no dia 9, que contará com a banda Sorriso Lindo. Toda a programa-
ção ocorre na praça central.
São Francisco do Sul
Até o fechamento desta edição, ainda não havia programação definida para a virada do ano. Entre os dias 13 e 29 de janeiro, haverá o Estação Verão, promovida pelo Sesc em parceria com a Prefeitura.
Barra Velha
O show da virada ocorre na Praia Central a partir das 23 horas, com a Banda Seven e queima de fogos de artifício. A partir do dia 1º de janeiro, a programação de verão fica sob responsabilidade da nova gestão.
População
São Francisco do Sul
População fixa: 49.658
População durante a temporada: 170 mil
Barra do Sul
População fixa: 10.073
População durante a temporada: 50 mil
Barra Velha
População fixa: 35 mil
População durante a temporada: 100 mil