A Secretaria de Pesca e Aquicultura de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Saúde, promove na próxima segunda-feira (23) uma ação de combate à dengue para orientar os pescadores do município. O grupo vai passar por diversas empresas de pescado na cidade abordando os profissionais e repassando orientações para prevenção da doença.
Conforme o diretor de Pesca, Nilson José, os pescadores são considerados um grupo de risco para transmissão de dengue. “A nossa preocupação é que, com a abertura da temporada de pesca, muitas embarcações aportem em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde os profissionais podem contrair a doença e acabar trazendo o vírus para a cidade”, comenta.
Por isso, o grupo vai reforçar a importância de usar repelente nos locais onde há infestação do mosquito Aedes Aegypti, bem como telas de proteção nas janelas das casas ou imóveis em que forem passar a noite. “E se caso sentirem qualquer sintoma é necessário procurar a unidade de saúde o mais rápido possível e nunca tomar medicamentos sem consultar um médico”, alerta o coordenador do programa de combate à dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.
Os principais sintomas da doença são febre alta, dor pelo corpo, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas. Além de repassar essas orientações, um agente de endemias também irá verificar se há possíveis criadouros do mosquito da dengue nas empresas.
A atividade foi definida durante reunião da Sala de Situação no Gabinete do Prefeito e conta com apoio da Marinha do Brasil e do Sindipi. A estimativa é atingir cerca de três mil pescadores e abordar também os trabalhadores da indústria da pesca. “Queremos dar continuidade ao trabalho, fazer palestras e outras ações de combate à dengue”, completa Nilson.
______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Pesca e Aquicultura
Nilson José (diretor de Pesca)
(47) 3348-2308 / 99626-7064