A Secretaria de Saúde de Itajaí começou a abastecer as unidades básicas de saúde e a farmácia municipal com os medicamentos que estavam em falta desde o ano passado. Desde terça-feira, 64 dos 80 remédios em falta já estão de volta às prateleiras e disponíveis para a população. Outros 16 medicamentos estão em processo de compra.
A lista completa dos remédios que estão sendo fornecidos pelas unidades está anexa para download.
Além de regularizar a situação destes itens, a Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria de Saúde está revisando a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUNE). Serão avaliados quais remédios deverão permanecer na lista. Esse processo vai levar em conta a demanda e a importância que os medicamentos têm para a comunidade, bem como o uso racional e a eficácia. O objetivo é que não haja mais falta de remédios que são de obrigação do município.
A Secretaria de Saúde também alerta que os medicamentos de alto custo, como, por exemplo, para usuários com órgãos transplantados ou com artrite reumatóide, entre outros, são de responsabilidade do Estado, conforme portaria 1554/2013 do Ministério da Saúde.
___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Celso Luiz Dellagiustina (secretário)
(47) 3249-5500
Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524