O Município de Itajaí promoveu, nesta quinta-feira (6), capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e profissionais da Secretaria de Saúde de Itajaí, Hospital Pequeno Anjo e Gerência Regional de Saúde, para aplicação do medicamento Palivizumabe em bebês prematuros de até 29 semanas, broncodisplásicos ou cardiopatas. O remédio de alto custo é fornecido apenas pelo governo federal e ajuda a prevenir bronquiolites, pneumonias e outras doenças respiratórias de forma segura e eficaz.
O objetivo foi oferecer uma capacitação técnica e atualização científica sobre o medicamento, bem como orientações sobre a aplicação do produto para os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Destinado a prevenção, o Palivizumabe é prescrito pelo médico responsável e tem a função de neutralizar o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A medida ajuda a prevenir as doenças do trato respiratório inferior em crianças prematuras com imunidade baixa ou em crianças cardiopatas. É destinado também a portadores de cardiopatia congênita menores de 2 anos.
A campanha do Palivizumabe ocorre de abril a agosto de cada ano. O início será na próxima terça-feira (11), no Centro de Referência da Saúde Criança e da Mulher (Crescem). A unidade vai receber crianças de Itajaí e da região, conforme recomendação do médico prescritor. “Essa capacitação técnica é muito importante para atualizar os enfermeiros e técnicos sobre a correta aplicação desse medicamento. Também definimos fluxos e protocolos para administração do remédio, que é feito com um olhar multidisciplinar, e ajuda a reduzir o número de hospitalizações em pacientes pediátricos de alto risco”, explica a coordenadora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPICS), Leslie Kobarg Cercal Patrianora.
_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500