Músico português Mário Moita se apresenta em Balneário Camboriú
O músico português Mário Moita é uma das atrações culturais durante as comemorações de aniversário da cidade de Balneário Camboriú, nesta sexta, dia 28/7, às 20h, na Praça do Pescador. O show de Fado ao piano e percussão reúne cultura, história e música e faz analogias com as quatro estações do ano. A apresentação “Alentejo, 4 Fados, 4 Estações” abre o show da Camerata Florianópolis.
O local da apresentação, ao ar livre, não foi escolhido em vão. Fica próximo à Capela Santo Amaro e o objetivo é fazer uma linda homenagem aos colonizadores portugueses. Edificada em 1810, com pedra bruta e argamassa à base de óleo de baleia, a construção de estilo português é a primeira igreja da cidade e exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros, Santo Amaro e de Nossa Senhora do Bom Sucesso, doadas pela Família Real Portuguesa, no século XIX. É Patrimônio Histórico de Estado.
O Fado, canção nacional portuguesa, é consagrado pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Normalmente é acompanhado por uma guitarra portuguesa, mas o artista recuperou a tradição do Fado ao piano de 1870 e promete apresentar canções emocionantes ao público. “O show é marcado por grandes canções portuguesas embaladas com analogias às quatro estações do ano. Na Primavera o romance, no Verão a alegria, no Outono a turbulência e no Inverno a tristeza. O fado se encaixa perfeitamente em cada período e o público se sentirá um ‘bocadinho’ em Portugal”, explica.
Sobre Mário Moita
Nascido em Alentejo em 1971, Mário estudou piano na Academia de Música Eborense e é formado em Engenharia pela Universidade de Évora. É considerado um dos embaixadores das tradições portuguesas e já se apresentou em mais de 30 países. No Brasil, iniciou seus shows em 2006 e desde então não parou, percorrendo mais de 15 estados brasileiros. Atualmente, mora em Portugal, mas faz longas turnês no Brasil. Recentemente, o músico foi reconhecido com o prêmio Troféu Gonzagão 2017, que reconhece artistas que trazem a essência da cultura do Nordeste. Isso porque um dos projetos de Mário Moita chama-se Portugal Tropical, que traz uma combinação das músicas portuguesas com os ritmos tradicionais do Brasil, tais como o xote, baião, forró e samba.