Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Avós também podem ser vítimas de violência

No dia mundial dos avós (26/07), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) chama atenção para a violência contra pessoas com mais de 60 anos.

Em Santa Catarina, foram registrados 1054 casos de denúncias de violência contra o idoso em 2016, de acordo com dados do Disque 100. Os tipos mais comuns são: violência psicológica que pode ser em forma de xingamentos, humilhação, isolamento social, abandono pelos familiares e negligência nos cuidados mais básicos, como o fornecimento de alimentação e de higiene pessoal. Os dados também informam que 76% dos casos ocorrem na residência e são praticados pelos próprios filhos.

As medidas de proteção para que a situação de violência não volte a acontecer estão previstas no Estatuto do Idoso. Segundo a Promotora de Justiça Ariadne Klein Sartori, que atua no Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), caso seja confirmada a violência contra o idoso o responsável será processado criminalmente pelo ato praticado.

Como forma de orientar e esclarecer as dúvidas sobre o tema, o MPSC apresenta no Programa “Promotor Responde” a atuação do Ministério Público nos casos de violência contra o idoso. Você pode assistir ao programa completo no Canal do Youtube do MPSC.

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer