Formatura do MINIEMPRESA celebra jovens beneficiados
Evento aconteceu nessa quarta-feira, 2/08, no Teatro do SESI
Nessa quarta-feira, 2/08, mais de mil pessoas – entre familiares, empresários, amigos e voluntários Advisers -, celebraram a formatura da turma de 276 jovens no Programa MINIEMPRESA – que abre portas para o mercado de trabalho aos estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada. A cerimônia aconteceu no Teatro do SESI. Nesta edição, o paraninfo foi o presidente do Banco Agiplan, Marciano Testa.
Implantado há 22 anos no Rio Grande do Sul, estado que marcou a porta de entrada da Junior Achievement no Brasil, o MINIEMPRESA promoveu 15 semanas de imersão de jovens de Porto Alegre e Eldorado do Sul em conceitos e processos que formam o programa.
Nas jornadas semanais de três horas e meia, realizadas nas escolas, geralmente no turno da noite, os meninos e meninas da faixa de 15 a 18 anos aprendem todos os conceitos básicos que um empresário “gente grande” precisa pensar quando esta montando o seu negócio. A garotada é estimulada a pensar em inovação desde cedo, a criar empresas e produtos “fora da caixa”.
Acompanhados por quatro voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção dentro do método Aprender-Fazendo, criado por profissionais de Harvard, os miniempresários se envolvem com estudos de viabilidade e pesquisa de mercado, captação de recursos, organograma, escolha e reunião de diretoria, formulários de controle, compromissos legais com impostos e acionistas, até chegar ao grande momento de fabricar um produto e vendê-lo.
Ao longo da formatura do maior e mais antigo programa empresarial jovem do mundo foram entregues 11 premiações e a certificação para todos os participantes. Entre elas, a de Melhor Miniempresa. “Os finais de semestre marcam um momento muito especial para a Junior Achievement. É a formatura dos estudantes que estão fazendo a sua estreia no mundo do empreendedorismo, experiência transformadora que levarão consigo para toda a vida. Já chegou a 400 escolas públicas e privadas do Estado com o Programa, em 40 municípios”, diz Sergio Lewin, buscando a expansão através do apoio e manutenção da iniciativa privada apoiando a organização social, o presidente da Junior Achievement Rio Grande do Sul.
No Brasil, as escolas públicas representam 50% do público total participante. Em 2015, a iniciativa chegou à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Porto Alegre. Cerca de 20 internos participaram do programa, desenvolveram habilidades e criaram um sabonete líquido de colher.
A JUNIOR ACHIEVEMENT
Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.
É uma associação educativa, sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.