VII Congresso de Terapia Nutricional e III Congresso de Terapia Intensiva
Importância da enfermagem na terapia nutricional está entre os temas do evento
A enfermeira da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (RS), Simone Araújo, será uma das palestrantes do VII Congresso de terapia nutricional e o III Congresso de Terapia Intensiva nos dias 18 e 19 de agosto deste ano, no Lang Palace Hotel, em Chapecó. O evento é promovido pela Unimed Chapecó com o objetivo de abordar assuntos com foco para a atuação multidisciplinar.
A palestra de Simone será no primeiro dia de evento, às 15 horas, e detalhará a “Importância da enfermagem na terapia nutricional – desafios na prática diária”.
O médico coordenador da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Unimed Chapecó, Dr. João Baroncello e a nutricionista Patricia Dall Agnol, destacam a importância de aprofundar o tema ao explicarem que o profissional de enfermagem tem papel importante, pois é ele quem está no dia a dia acompanhando e monitorando a infusão e a aceitabilidade da dieta no paciente, contribuindo com o nutricionista e o médico da equipe para verificar se pode existir uma evolução da dieta.
Segundo eles, o enfermeiro também é responsável pelo posicionamento, passagem de sonda, além de avaliação diária monitorando a aceitabilidade da dieta, se a infusão está sendo feita da forma correta, se o paciente está bem posicionado e se toda essa avaliação do enfermeiro contribui para observar se o paciente está recebendo o que ele precisa e está alcançando a meta. Também tem papel importante no cuidado ao paciente crítico no sentido de verificar se ainda não está em terapia nutricional e se poderia ser eleita essa técnica, evitando desnutrição com o início de uma terapia precoce. Afinal é a enfermagem que está no cuidado diário e consegue observar detalhes do paciente em relação à alimentação.
CONGRESSOS
O VII Congresso de Terapia Nutricional e III Congresso de Terapia Intensiva têm por objetivo abordar temas com direto impacto na mortalidade dos pacientes graves e atualizar os profissionais da saúde com aplicabilidade no uso de terapia nutricional em pacientes hospitalizados acometidos pelas mais variadas doenças que levam à desnutrição e até consequências mais graves como complicações clínicas e cirúrgicas.
A programação da sexta-feira, 18 de agosto, ocorrerá das 13h30 às 18 horas com palestras e mesa redonda. As atividades serão retomadas às 20 horas com solenidade de abertura, seguidas por apresentações. No sábado (19), o evento terá quatro palestras e ocorrerá das 8 horas às 11h40.
O cronograma inclui a abordagem de assuntos com foco para desnutrição hospitalar do paciente oncológico, metas nutricionais no paciente crítico, cuidado multidisciplinar na prevenção de pneumonia, avaliação fonoaudiológica de pacientes disfágicos, estratégias para melhorar a aceitação alimentar de pacientes com disfagia, entre outros.
Informações e inscrições pelo site https://www.unimed.coop.br/.