Bairro dos Municípios recebe neste sábado mutirão de combate ao Aedes aegypti
A manhã de sábado (12) será de combate ao Aedes aegypti, em Balneário Camboriú. O Bairro dos Municípios vai receber um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e a chikungunya. Das 8h às 13h, cerca de 50 pessoas irão percorrer comércios e residências para orientar a população e eliminar focos do mosquito. Irão participar do mutirão agentes de combate Aedes aegypti, Estratégia de Saúde da Família, Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente e Obras, Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) e Guarda Municipal.
Neste ano, 1297 focos positivos do Aedes aegypti foram encontrados em Balneário Camboriú. No mesmo período do ano passado foram 708, um aumento de 83%. A maioria dos focos são encontrados nas residências, por isso o mutirão irá passar pelas casas orientando os moradores, eliminando focos do mosquito e recolhendo entulhos que possam virar criadouro do mosquito.
As temperaturas amenas deste inverno contribuíram com o aumento dos focos positivos. Com a proximidade da primavera e do verão, os riscos aumentam e os cuidados devem ser redobrados. “São as estações onde há maior proliferação do mosquito. A primavera por conta das chuvas que fazem os ovos do mosquito eclodirem e o verão por conta das altas temperaturas, que favorecem todo o ciclo reprodutivo do mosquito”, explicou o coordenador do programa de Combate à Dengue, Rafael Neis da Silva.
De acordo com o coordenador, março é o mês onde há o pico de focos positivos do mosquito, mas neste ano, em maio também houve aumento. “Em março tivemos 333 focos positivos, em abril caiu para 197 e em maio, por conta da temperatura elevada, houve novo aumento com 239 focos. Em junho caiu para 116 e em julho, quando registramos as temperaturas mais baixas, foram 94 focos”, contou Rafael.
O Bairro dos Municípios é o segundo onde há mais focos positivos do mosquito, por isso o mutirão será feito no local. Para combater o mosquito, a parceria da população é essencial. “Pedimos a população para que, pelo menos, uma vez por semana vistorie seus quintais, eliminando toda a água parada e retirando os objetos que possam acumular água da chuva. Sempre que chover, olhe novamente o quintal para eliminar a água acumulada. São esses cuidados que vão garantir a saúde da população”, finalizou o secretário de Saúde, Jorge Teixeira.