Na edição de comemoração dos dez anos do projeto Prefeito Mirim, a aluna Raiany Leite, da Escola Municipal Terezinha Pinho de Souza, venceu o concurso com o projeto “Se a água acumular, o mosquito vai se espalhar”.
O projeto Prefeito Mirim, da Secretaria de Educação da prefeitura de Imbituba, tem o objetivo de desenvolver a consciência política e social dos alunos do Ensino Fundamental. Este ano os candidatos das nove escolas municipais mobilizaram os colegas e toda a comunidade com atividades de impacto em torno do tema “Educação, Saúde e Você: Juntos na luta contra o mosquito”.
Na quarta-feira, após a apresentação de todos os candidatos na Câmara de Vereadores, um júri composto por profissionais de educação, comunicação e vigilância em saúde avaliou a objetividade, a oratória e a relevância das propostas executadas durante a campanha e elegeu Raiany Leite, do quinto ano da Escola Municipal Terezinha Pinho de Souza, no bairro Arroio.
“Eu gostei bastante de estar aqui hoje, representando a minha escola, e de ter ganhado, mas não foi só para participar, e sim também para representar a população imbitubense. E não é porque ganhei que vou parar, eu quero continuar ajudando toda a minha cidade”, reforçou Raiany, que fez uma apresentação descontraída e animada e envolveu a plateia. Ela foi orientada pela professora Maria Aparecida Passos.
Incentivo
A mãe, orgulhosa e emocionada, não se espantou muito quando a filha disse que seria candidata a prefeita mirim. “Ela sempre foi muito engajada na escola, é dela mesmo, desde pequeninha. Sempre a incentivei, mesmo que não fosse para ganhar, ela seria merecedora por estar fazendo a parte dela e participando da história da escola. É inexplicável, quem é mãe sabe. Nós, que educamos os filhos para uma sociedade mais justa, queremos sempre o melhor para eles e incentivamos para que isso aconteça”, destaca Suzele Leite.
A posse de Raiany será no dia do aniversário de emancipação da cidade, 21 de junho, durante sessão solene da Câmara de Vereadores, às 20h, no Imbituba Atlético Clube. Todas as escolas continuam com os projetos até o mês de outubro, quando serão realizadas as mostras pedagógicas.