Ana Marcela é campeã de etapa de Copa do Mundo de Maratona Aquática

0
Ana Marcela. Campeonato Mundial de Desportos Aquaticos. Lake Balaton. 19 de Julho de 2017, Budapeste, Hungria. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ana Marcela é campeã de etapa de Copa do Mundo de Maratona Aquática

O momento é todo dela. Depois de chegar onde nenhuma mulher jamais chegou, ao se consagrar tricampeã do Mundial de Esportes Aquáticos, Ana Marcela Cunha conquistou, neste sábado (12), o título da etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática, no Canadá.

Nadando na prova de 10 quilômetros, Ana Marcela repetiu seu feito de 2014, quando também levou ouro em Lac Mégantic, na província canadense de Quebec. A atleta chegou a abrir boa vantagem, mas acabou sendo alcançada pelo pelotão. O fato não abalou a multi-campeã, que freou suas adversárias na hora H e arrancou para o título.

Ana Marcela cravou o tempo 2 horas, 6 minutos e 12 segundos. Apenas dois segundinhos depois chegaram segunda e terceira colocada, ambas da Itália: Rachele Bruni e Arianna Bridi. A alemã Finnia Wunram foi a quarta melhor. A brasileira que recentemente conseguiu se introduzir no grupo das melhores do mundo, Viviane Jungblut, provou que veio para ficar e garantiu a quinta posição, apenas 16 segundos mais lenta que a campeã.

A brasuca que conquistou o ouro, Ana Marcela, é atleta do Unisanta. O clube gentilmente à liberou de uma competição oficial para que pudesse representar o Brasil. A campeã agradeceu seu clube e comemorou muito. “Mais uma, meu Brasil! Quero agradecer a todos pela torcida, ao meu clube, Unisanta, por ter me liberado do Troféu José Finkel e a todos os meus patrocinadores!”, escreveu Ana.

A campeã retomou a vitoriosa parceria com o treinador Fernando Possenti, com quem trabalhou de 2013 a 2015. O técnico gostou muito do desempenho de sua nova-antiga atleta. “Ela executou o plano. Nós tentamos duas vezes ficar 10 a 15 metros à frente, mas o pelotão alcançou. Quando o pelotão te alcança, você tem que ficar, ser paciente e esperar pelo final para fazer a arrancada. Ela tentou. Para mim, como técnico, essa é a parte boa”.

Agora Ana Marcela se prepara para competir os 36km da Maratona Del Golfo Capri-Napoli, no dia 3 de setembro. A próxima etapa da Copa do Mundo acontece na China, no mês de outubro.

Entre os homens também teve brasileiro no pódio. Na prova de 10 quilômetros, o título foi do húngaro Kristof Rasovszky, com o tempo de 1:58:18.08. O vice ficou com o italiano Federico Vanelli. Com apenas sete segundos desvantagem para o vencedor, o brasileiro tricampeão do mundo, Allan do Carmo, concluiu a prova para garantir a medalha de bronze.

allan-do-carmo

Allan do Carmo ficou com a medalha de bronze.

Confira quem foram os melhores do Mundial

Feminino
1. Ana Marcela Cunha (BRA) 2:06:12.86
2. Rachele Bruni (ITA) 2:06:14.52
3. Arianna Bridi (ITA) 2:06:14.87
4. Finnia Wunram (ALE) 2:06:16.68
5. Viviane Jungblut (BRA) 2:06:22.67

Masculino
1. Kristof Rasovszky (HUN) 1:58:18.08
2. Federico Vanelli (ITA) 1:58:21.06
3. Allan do Carmo (BRA) 1:58:25.02
4. Simone Ruffini (ITA) 1:58:25:27
5. Soeren Meissner (ALE) 1:58:26.41