Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SCNotícias

Hospital Ruth Cardoso recebe apresentações culturais nesta semana

Hospital Ruth Cardoso recebe apresentações culturais nesta semana

Distribuir sorrisos e espalhar alegria, esse é o principal objetivo de voluntários que realizam apresentações regularmente no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Nesta semana as atividades começam nesta quarta-feira (30) e seguem até sábado (02), com apresentações musicais, contação de histórias e intervenções de palhaços.

Na quarta-feira, a partir das 14h, os voluntários do Projeto Rede da Alegria, irão realizar intervenções nos quartos da pediatria e clínica médica. Ainda na quarta, às 15h30, alunos do Colégio Energia, de Balneário Camboriú, visitarão a maternidade, a ala pós-cirúrgica e também a Clínica Médica, tocando, cantando e contando histórias aos pacientes. Os estudantes estão entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio e se dispuseram a participar destas atividades voluntariamente.

A professora e responsável pelo Projeto de Responsabilidade Social do colégio, Joélia Marta Alves, fala sobre a importância de realizar trabalhos como este. “Por mais que seja pouco tempo, só uma vez por mês, é extremamente importante ações assim para estarmos presentes, poder escutar quem está se sentindo sozinho e compartilhar um pouquinho do nosso tempo e carinho”, contou ela.

Já na quinta-feira (31), quem irá se apresentar é o cantor e compositor Diego Hobus. O pequeno show, ao som apenas de voz e violão, vai acontecer a partir das 20h, no hall da Clínica Médica do hospital. O músico, natural de Blumenau, já se apresentou diversas vezes no local e leva músicas de autoria própria para entreter seu público. Para ele, a arte tem um papel importante na cura e no desenvolvimento do ser humano, portanto é muito bacana poder ajudar através da música.

A última intervenção, que acontecerá no sábado (02), às 14h, também será realizada por meio da Rede da Alegria, dessa vez na maternidade e clínica cirúrgica. Para quem possui interesse em participar de ações como esta, a Rede da Alegria abrirá nas próximas semanas, um edital para inscrição de novos voluntários. Acompanhe através do Facebook – facebook.com/arededaalegria.

Ações de voluntariado no Ruth Cardoso

No primeiro semestre deste ano, cerca de 235 pessoas estiveram envolvidas em alguma ação artística ou terapêutica no hospital, dentre ONG’s e artistas independentes. Existem grupos que desenvolvem suas ações semanalmente, como a Rede da Alegria formada por “doutores de palhaçaria” que levam música e alegria ao ambiente hospitalar. Outros grupos visitam o hospital a cada 15 dias, como o Coral dos Idosos, a Cão Terapia e outros que vão mensalmente ao HMRC como o Colégio Energia, Colégio de Aplicação da Univali e o Canto Terapia.

“Neste primeiro semestre os voluntários realizaram mais de 119 ações no hospital, dentre dança, teatro, música, literatura e até cinema, como o Cine SESC” conta o diretor do Ruth Cardoso, Rodrigo Massaroli. Além disso, os voluntários realizam doações, quase que diárias, aos pacientes. “Nesse semestre foram cerca de 108 doações dentre fraldas adulto e infantis, brinquedos, kits para recém-nascidos, roupas, material higiene pessoal. Tivemos também um profissional de arquitetura e um designer de interiores que elaboraram projeto de adequação para pediatria e maternidade”, disse o diretor.

O Hospital mantém uma agenda para programação, organizada pelos assistentes sociais. Interessados em fazer algum trabalho voluntário no local podem fazer contato por telefone no (47) 3169-3700, pelo e-mail servicosocial.hmrc@gmail.com ou presencial.

Posts Relacionados

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município