Martine Grael e Kahena Kunze ficam com a medalha de prata no Mundial de 49er

0

Martine Grael e Kahena Kunze ficam com a medalha de prata no Mundial de 49er

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze ficaram com a medalha de prata no Mundial de 49er, disputado em Matosinhos, na cidade do Porto, em Portugal. O último dia da competição (sábado, 3) foi marcado pela inconstância do vento mais uma vez. Depois de um início com vento fraco, os velejadores voltaram para terra ao término da primeira prova do dia, e só retornaram duas horas depois, quando o vento entrou de vez, com velocidade de até 20 nós, suficiente para completar as competições de 49er e 49erFX.

As dinamarquesas Jena Hansen e Katja Iversen conseguiram boa vantagem na penúltima prova e apenas administraram o resultado da regata final (2ª colocação) para ficar com o ouro da 49erFX. As brasileira ficaram com a prata, a frente da dupla neozelandesa Molly Meech e Alex Maloney. “Nos redescobrimos esta semana, e talvez a chave da nossa semana seja o nosso sentimento relaxado“, disse Hansen, que viaja para Lisboa para se encontrar com seus companheiros de tripulação do Vestas 11th Hour Racing, que disputa a Volvo Ocean Race na próxima semana.

Foi emocionante estar lutando pela vitória contra as outras equipes que estiveram no pódio no Rio“, disse Martine Grael, que estava feliz com o resultado. “É muito além do que esperamos por causa de todas as outras coisas com as quais nos envolvemos, e chegamos a esse campeonato um pouco despreparadas”. Ela também vai se juntar a uma equipe Volvo Ocean Race nas próximas semanas.

No masculino, o título ficou com os atuais campeões europeus, os britânicos Dylan Fletcher e Stu Bithell, que tiveram um caminho mais suave do que as campeãs dinamarquesas para obter o primeiro título mundial. Os brasileiros Marco Grael e Carlos Robles finalizaram em 20º lugar e foram a melhor dupla do Brasil no evento. Dante Bianchi e Thomas Low Beer finalizaram em 36º, enquanto Roberto Scheidt e Gabriel Borgesterminaram na 40ª posição.