O atleta Gabriel Kaspary Barbosa defende o título de campeão brasileiro de jiu-jitsu no próximo dia 30. Aos 14 anos, o morador de Navegantes é atleta infantojuvenil da equipe Rocian Gracie Jr. e desponta como uma das grandes promessas do esporte em Santa Catarina.
As disputas que Gabriel precisará encarar prometem ser eletrizantes.
Isso porque o lutador conquistou no ano passado o campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e haverá muitos oponentes tentando tirar o título das mãos do campeão. O garoto aposta na disciplina como principal arma.
— O nervosismo é comumente meu pior adversário, mas tenho treinado muito e estou ainda mais preparado neste ano. Estou focado na técnica e venho aprendendo muitos macetes importantes — diz.
A rotina de treinamentos é levada a sério por Gabriel e seu professor, Amilton Linhares. O jovem treina em média 20 horas por semana, além de respeitar os períodos determinados para descanso e recuperação muscular e se regrar na alimentação.
— O Gabriel é um atleta muito forte e que vem apresentando grandes avanços na parte técnica. É também extremamente concentrado e comprometido com o esporte, por isso não temos dúvidas de que dará trabalho aos adversários — avalia o professor Amilton Linhares.
CONQUISTAS RECENTES
O ano mal começou e o atleta já contabiliza conquistas. Só neste ano já se sagrou campeão no Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ; campeão no Sul Brasileiro da CBJJE; primeiro lugar na primeira etapa do Circuito Mercosul Open; primeiro lugar na primeira etapa da Copa Desterro de Jiu-Jitsu Profissional; e primeiro lugar no Circuito Stance, também na primeira etapa. No ano passado, a conquista do Campeonato Brasileiro veio devido à vitória por 2 x 0.
A COMPETIÇÃO
O Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu da CBJJ é uma das mais importantes competições da modalidade em território nacional. Ocorre todos os anos e reúne atletas das categorias pré-mirim, mirim, infantil, infantojuvenil, juvenil, adulto e máster de todas as faixas. Neste ano as disputas começam no dia 27 de abril e seguem até o dia 1º de maio, no ginásio Poliesportivo José Corrêa, em São Paulo.
O QUÊ: atleta navegantino no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu
QUANDO: dia 30 de abril
ONDE: ginásio Poliesportivo José Corrêa, em São Paulo
MAIS INFORMAÇÕES: professor Amilton Linhares (47) 9130-0108
PARA PATROCINAR O ATLETA: Daiane Kaspary (47) 9270-0227