Catarinense de Enduro de Regularidade é realizado em São Bento do Sul, neste final de semana
Uma das provas mais tradicionais do motociclismo brasileiro acontece neste final de semana. São Bento do Sul recebe uma etapa do Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade, de maneira ininterrupta, há 35 anos. Ao todo, serão 120 quilômetros de corrida, inclusive, passando pelo Paraná.
As disputas serão válidas pela sexta etapa do Catarinense e sétima e oitava da Copa Norte Race Parts de Enduro de Regularidade. Serão duas etapas, com trilhas selecionadas pelo São Bento Trail Clube, organizador do certame.
A etapa inicial terá um grande trajeto de navegação dentro do autódromo Lourenço Schreiner, que será acompanhado pelo público presente. Se o que aconteceu em diversos anos anteriores se repetir, muita gente estará acompanhando. Depois de deixarem o autódromo, os pilotos seguem por trilhas na região de Fragosos até a localidade de Trigolândia, no Paraná. O neutro principal será na igreja de Pedra, na localidade de Areia, onde os competidores poderão abastecer e até fazer uma parada para lanche e checar os equipamentos.
Na segunda etapa, a prova passa pela região de Areia/Trigolândia retornando para Fragosos em Campo Alegre, e por trilhas até o local da chegada, no autódromo. Serão trilhas abertas, com grau de dificuldade médio. A prova será dificílima, exigindo alto nível de concentração dos pilotos. Dos 120 quilômetros de percurso, cerca de 96 km serão apenas de trilhas. No domingo (24), acontece a largada no autódromo, às 8h. A chegada e a premiação ocorrem no mesmo local.
O organizador da prova, Diuliano Oliveira, afirma que está esperando um alto número de pilotos. “Já se passaram 35 anos organizando provas, e em todas as edições recebemos muitos elogios. Isso nos motiva ainda mais a manter um bom nível de prova. Pela proximidade com o estado vizinho (Paraná), vários pilotos nos prestigiam e isso só engrandece o evento. Também esperamos a presença de pilotos das várias regiões do Estado, e principalmente da região norte, dada a proximidade com São Bento do Sul. Nossos esforços são para manter viva a modalidade e trazer novos adeptos ao enduro”.
Quem lidera o Campeonato Catarinense de Regularidade, na categoria Máster, é Israel Westphal, de Braço do Norte, com 209 pontos. A briga é ferrenha com Genoir Bruning, de São Ludgero, apenas 11 tentos atrás. Já o terceiro colocado, Rodrigo Beal, de Pinheiro Preto, está um pouco mais distante, mas ainda sonha, com 173 pontos conquistados.
Na segunda principal categoria do Campeonato Catarinense de Enduro, a E2, o grande líder é Guto Klaumann, de Rio Negrinho. A disputa é inteira em família. O vice-líder é seu irmão, Ike Klaumann. A briga pelo título é cabeça a cabeça, Guto tem 153 pontos contra 142 de Ike. Dificilmente a taça irá fugir da família Klaumann. O terceiro lugar, Ronald Seffrin Von Mühlen, de Itapema, tem apenas 94 pontos. Quem lidera a E1 é André Luiz Dalsasso , de Nova Trento.
Veja como está a classificação do Campeonato Catarinense de Regularidade, nas principais categorias
Máster
1º Israel Westphal – Braço do Norte – 209 pontos
2º Genoir Bruning – São Ludgero – 198 pontos
3º Rodrigo Beal – Pinheiro Preto – 173
4º Paulo Cezar de Oliveira – Erechim (RS) – 165
5º Tiago Andre Martins – Chapecó – 159
Sênior
1º Welliton da Silva – São Lourenço do Oeste – 223 pontos
2º Anderson Paulo Rover – Erechim (RS) – 210
3º André Miglioranza – Mariópolis (PR) – 177
4º Pablo Zanchet – Erechim (RS) – 174
5º Maykon Padilha – Lages – 131
Júnior
1º Felipe Sutili – Barão de Cotegipe – 247 pontos
2º Luciano Provin – Erechim (RS) – 160
3º Anilson Luis Santin – Erechim (RS) – 154
4º Thiago Bonet Mozena – Santa Cecília – 142
5º Maiko Max Müller – Chapecó – 141
Confira a classificação do Catarinense de Enduro, nas principais categorias
E1
1º André Luiz Dalsasso – Nova Trento – 141 pontos
2º Humberto Cadori Filho – Itapema – 137
3º Fabricio Theiss – São Bento do Sul – 88
4º Ivan Barbieri – Seara – 85
5º Daniel Vieira Lopes – Garopaba – 78
E2
1º Guto Klaumann – Rio Negrinho – 153 pontos
2º Ike Klaumann – Rio Negrinho – 142
3º Ronald Seffrin Von Mühlen – Itapema – 94
4º Marcos Eduardo Minatti – Nova Trento – 89
5º Felipe Legarrea – Itapema – 75
E35
1º Rodrigo Lopes da Silva – Garopaba – 147 pontos
2º Anildo Theiss Junior – São Bento do Sul – 100
3º Juliano Zen – Brusque – 89
4º Sidnei Siquela – Indaial – 78
5º José Sérgio Thibes – Porto Belo – 52