Coordenador do Programa de Controle da Dengue participa de curso sobre inseticidas em São Paulo

0

Coordenador do Programa de Controle da Dengue participa de curso sobre inseticidas em São Paulo

O coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira, foi o único representante de um município catarinense convidado a participar de um curso para execução de ações de controle de vetores transmissores de doenças, como o mosquito da dengue. O profissional passou 15 dias na cidade de Jaboticabal, em São Paulo, aprendendo sobre uso de inseticidas, descarte correto de embalagens, regulagem de máquinas, novas tecnologias de combate ao Aedes aegypti, uso de equipamentos de segurança para proteger os profissionais que atuam com aplicação de inseticidas, entre outros temas.

O curso em “Tecnologia de Aplicação de Inseticidas e Segurança no Trabalho para Agentes de Controle de Vetores” foi ministrado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em parceria com o Ministério da Saúde. Além do técnico de Itajaí, também participaram do evento outros dois técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. A escolha do profissional de Itajaí é um reconhecimento ao trabalho consolidado que o município vem desenvolvendo no combate à dengue.

O objetivo do curso é oferecer às Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios e Estados participantes a oportunidade de aprimorarem suas ações de controle vetorial. Para isso, os técnicos receberam importantes informações e treinamento que irão auxiliar na resolução de problemas logísticos e de gestão que surgirem no dia a dia de trabalho.

“As técnicas repassadas no curso serão empregadas para melhorar o controle do mosquito Aedes aegypti em Itajaí. O município passa a ser uma referência e multiplicador das atividades de aplicação de inseticidas e segurança do trabalho para outras cidades do Estado”, comenta Lúcio Vieira.

De acordo com o coordenador, o treinamento possibilitou ainda a troca de experiências bem sucedidas no combate à dengue entre profissionais do Sul, Norte e Centro-Oeste do país.

______________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5573