A ideia é sempre assim: suar, dançar e transcender. Para BNegão, a graça é fazer isso com sons que não estejam entre as top 10 das rádios populares, mas que representem a moderna música brasileira. O cantor e compositor apresenta nesta sexta (10) em Florianópolis oBota o Som, não necessariamente um show mas um projeto de discotecagem com músicas para serem curtidas na pista.
O MC aporta como convidado da Festa Baile, evento que ocorre há um ano na Capital e já virou tradição. Allen Rosa, do Sounds in da City, é o anfitrião da noite, que terá também Fernando Gallo (Kombination) e Felipe Martins nas pick-ups.
O Bota o Som começou em 1998, durante breve pausa de BNegão da banda Planet Hemp.
— Me chamaram para discotecar numa festa nos arcos da Lapa, no Rio. Deu certo e comecei a fazer todos os fins de semana. Fui chamado em todo Brasil e fora do país. Voltei a fazer por demanda popular — diverte-se o rapper.
O set, ele explica, é baseado em música com groove, de tudo que está rolando no Brasil e não necessariamente no rádio.
— É coisa que eu escuto. E entra só o que eu gosto. O groove se encontra dentro de vários estilos musicais e ele é um dos pontos chave do som. E, nas minhas sessions Bota o Som, esse é o ponto.
Quando começou o projeto, a discotecagem era pautada no rap, dance, raggamuffin. E foi expandindo. O que mudou atualmente foi a pré-produção da música brasileira, que segundo o músico é perfeita para a pista.
O som de BNegão casa com a proposta da Baila, uma festa dedicada aos novos beats, que trazem toda a diversidade da musica popular e tradicional do mundo. Os estilo é livre e passeia por brasilidades, funk, soul, cumbia, jazz, afrobeat, balkan, entre outros.
BALANÇO E CRÍTICA SOCIAL
Por telefone, BNegão falou o quanto gosta de Florianópolis e lembrou da última vez que fez show na cidade, ao lado dos Seletores de Frequência, quando não pôde ficar nem 24 horas. Mas tanto queria ter ficado mais que voltou.
O músico é um dos mais ativos rappers do país. Atuou no Planet Hemp, como vocalista junto com Marcelo D2 e letrista. Entre as idas vindas do grupo, foi líder de outra banda, a The Funk Funkers. Em 2001 começou o projeto BNegão & Seletores de Frequência, uma combinação de rap, hardcore, dub e funk, com letras de crítica social.
Agende-se
O quê: Baila convida BNegão Bota Som
Quando: sexta (10), às 20h
Onde: Babilonya Club (Av. Prefeito Acácio Garibaldi Santiago,1.643, Joaquina, Florianópolis)
Quanto: R$ 40 / R$ 30 (antecipado). À venda na internet e nos pontos de venda: Garupa (Trindade), Ekos Boulder e Caverna Bugio (Carvoeira), Cantina CED (Ufsc/Trindade), Manga Rosa e Casa de Noca (Lagoa da Conceição), Aesthetic e Canto do Noel (Centro), Só Açaí (Rio Tavares) e Quiosque do Trapiche (Beira-Mar Norte).