Evento inédito em Santa Catarina confronta as visões de pensadores sobre o comportamento dos governantes e cidadãos brasileiros
Leandro Karnal, Clóvis de Barros Filho, Marcelo Tas e Pedro Simon participam do “República dos Filósofos do Brasil”, no dia 15 de novembro, em Itajaí
Questionar, confrontar, refletir. O saber é resultado da constante busca de respostas, principalmente quando se trata de comportamento e consumo intelectual. E por que não aproveitar o dia da Proclamação da República para confrontar o passado e o futuro do Brasil?
Esta é a proposta do projeto República dos Filósofos do Brasil, encabeçado pelo Grupo Maria’s e pela produtora Jasper Entretenimento. O evento reunirá, no dia 15 de novembro, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, grandes pensadores da atualidade: Leandro Karnal (Doutor em História Social), Clóvis de Barros Filho (jornalista e Doutor em Ciências da Comunicação), Marcelo Tas (jornalista, apresentador e escritor) e Pedro Simon (ex-senador da República). Em pauta, um rico debate sobre ética e cidadania, analisando o comportamento dos governantes e cidadãos – tanto na história do Brasil como na atualidade.
Por que “República dos Filósofos”? A palavra “Filosofia” vem do grego, e em sua etimologia sintetiza o seu significado: philos, ou philia, quer dizer amizade; já sophia significa “sabedoria”. Portanto, um filósofo seria aquele que tem amizade, apreço, pelo saber. E em comum entre si, certamente, estes quatro grandes nomes têm não só o amor pelo saber como também o dom da palavra – e opiniões fortes.
A primeira edição do evento, marcada para ter início às 14h, terá as palestras individuais de cada convidado e por fim um debate coletivo, incentivando uma reflexão conjunta dos participantes. A primeira palestra será de Pedro Simon: “A Ética na política é possível?”; Marcelo Tas, que atualmente comanda o programa “Papo de segunda” no GNT, entra em cena falando sobre “A diluição da autoria”; Clóvis de Barros Filho explanará sobre “A complexidade das escolhas”; já Leandro Karnal elegeu “Todos contra todos” como tema da sua palestra. Os três últimos assumem o palco simultaneamente às 20h10 para um caloroso debate.
De acordo com Ivan Jasper, idealizador e produtor do República dos Filósofos do Brasil, a filosofia tem tomado um papel importante no atual cenário nacional e é fundamental que eventos neste formato democratizem a informação e diferentes pontos de vista acerca de temas da atualidade. “Pensadores, escritores e filósofos têm tomado a dianteira deste despertar do cidadão como amigo do saber e da ciência, auxiliando na curadoria de conteúdo relevante”, destaca Jasper.
Além dos palestrantes confirmados, haverá uma completa estrutura de cafés, livrarias, áreas de bem-estar e acomodação do público; o intuito é proporcionar uma maior interação e discussão dos assuntos em questão. “Profissionais de diferentes áreas, do Direito à Comunicação, da Educação à Administração, sejam empregados ou empregadores, funcionários ou autônomos, e todos que desejem ampliar o seu saber e fortalecer seu poder de opinião acerca de temas da atualidade são nossos convidados”, completa o organizador.
Oportunidade para autores
Um dos destaques da 1ª edição do República dos Filósofos é a oportunidade de escritores e autores exporem e comercializarem suas obras. Serão 40 vagas gratuitas para estes profissionais. Para isso, é necessário inscrever-se até dia 25 de outubro pelo site www.jasper.com.br, onde está o regulamento. Serão aceitas obras de qualquer tema e formato.
SERVIÇO
– O quê: República dos Filósofos do Brasil
– Quando: 15/11/2017
– Horário: 14h às 21h
– Local: Centreventos Luiz Henrique da Silveira – Avenida Ministro Victor Konder, 303 – Centro – Itajaí
– Ingressos: a partir de R$50 através do site http://jasper.com.br/ingressos/ e também pelo Ingresso Nacional: https://www.ingressonacional.com.br/evento/9053/republica-dos-filosofos-do-brasil
– Realização: Jasper Entretenimento e Grupo Maria’s
– Mais informações: (47) 3350-6788
Cronograma
14:00h – Abertura
15:30h – Pedro Simon (convidado) – A Ética na Política é Possível?
16:10h – Intervalo
16:40h – Marcelo Tas – A Diluição da Autoria
17:20h – Intervalo
17:50h – Clóvis de Barros Filho – A Complexidade das Escolhas
18:30h – Intervalo
19:00h – Leandro Karnal – Todos Contra Todos
19:40h – Intervalo
20:10h – Debate entre Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal e Marcelo Tas (mediador)
21:30h – Encerramento
Sobre os palestrantes
CLÓVIS DE BARROS FILHO – advogado, jornalista e professor universitário. Doutor em Direito Constitucional e em Sociologia do Direito pela Faculté de Droit, d’Economie et des Sciences Sociales (Paris) e em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professor livre-docente pela ECA-USP, coordenador do curso Ética e Meio Ambiente do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (PEC/FGV), consultor de Ética da Unesco. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países. Já publicou mais de 20 livros.
LEANDRO KARNAL – professor, historiador, graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona há 30 anos, tendo passado por ensino fundamental, médio, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares e universidades variadas. Trabalha há muitos anos com capacitações para professores da rede pública e publicação de material didático e de apoio para os professores. Viaja bastante e observa professores e alunos em meios como comunidades indígenas no México, escolas da França, aulas no Norte da Índia, Vietnã e China.
PEDRO SIMON – advogado, professor universitário e político brasileiro. Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com pós-graduação em Economia Política, sendo também especialista em Direito Penal, Pedro Simon foi professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também foi senador pelo estado do Rio Grande do Sul entre 1979 e 1982 e por três mandatos consecutivos entre 1991 e 2015. É conhecido nacionalmente por sua cruzada contra a corrupção e pela defesa da moralidade pública.
MARCELO TAS – jornalista, roteirista e apresentador de TV. Entre suas obras destacam-se os vídeos do repórter ficcional Ernesto Varela; as séries “Rá-Tim-Bum” (TV Cultura) e a direção de criação do “Telecurso”- projeto de ensino à distância da Fundação Roberto Marinho (TV Globo). Tas ancorou o programa CQC por 7 anos, na Band; e atualmente é o apresentador do programa “Papo de Segunda”, no GNT, canal da Globosat. Na Internet, tem cerca de 10 milhões de seguidores e é um dos influenciadores mais premiados do país.