Alunos da rede municipal fazem visita à Estação de Tratamento de Zimbros
O projeto EMAS é uma parceria entre a concessionária Águas de Bombinhas e prefeitura municipal
Os alunos do projeto EMAS (Educação, Meio Ambiente e Saúde) encerraram as atividades em um dia de campo – na última semana, fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Zimbros. No local, puderam aprender na prática como funciona o tratamento e distribuição de água na cidade, concluindo os temas aprendidos durante o último semestre. O projeto é uma parceria entre a concessionária Águas de Bombinhas e prefeitura municipal.
O passeio foi realizado de manhã e de tarde, com duas turmas do Escola Municipal Pequeno Príncipe. Os alunos fizeram perguntas sobre o sistema para a equipe da Águas de Bombinhas, passaram pelas etapas de tratamento e conheceram as fases da distribuição de água – até chegar na casa dos moradores.
O estudante Luiz Henrique Claudino Schug, de 10 anos, conta que já tinha ouvido falar da ETA em casa, com a família. “Vou chegar e contar o que aprendi aqui. As aulas foram bem legais, aprendi coisas que nem sabia que existiam, como os animais do mar”, comenta ele.
Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de Bombinhas, esteve em contato direto com os estudantes durante o período do projeto. “A experiência do projeto EMAS superou as expectativas e mostrou que a iniciativa pode dar certo, quando se tem redes colaborativas. Com a parceria do município, por meio da SME, FAMAB e Saúde, foi possível criar essa rede, que veio para fortalecer o projeto”, completou ela.