Aprovado o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Itapocu
O Comitê Itapocu aprovou na tarde da última quarta-feira (13/12) o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Itapocu elaborado pela UNISUL.
O Plano traz informações importantes, na qual deverão nortear ações nos doze munícipios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do rio Itapocu. As questões identificadas como prioritárias para a região envolvem a qualidade e disponibilidade de água, saneamento básico, as áreas legalmente protegidas, gestão dos recursos hídricos, educação ambiental e os riscos eventos hidrológicos críticos.
Em um prognóstico de 16 anos se nada for feito, a disponibilidade de água para todos os usuários pode ser crítica a deficitária, portanto ações para reduzir a poluição do esgotamento sanitário, de efluentes industriais e animais e a redução no consumo da água são urgentes na bacia hidrográfica.
Mais de 50% da utilização de água na Bacia do Itapocu é na irrigação do arroz, seguido pelo abastecimento público e a aquicultura, portanto a adoção de sistemas eficientes na agricultura e a redução nas perdas no abastecimento público são duas ações identificadas pelo Plano que devem ser debatidas a um curto prazo.
A partir do próximo ano o Plano servirá de base para as ações e normativas Comitê Itapocu.
Mais informações com o Presidente do Comitê Itapocu Sérgio Santini (47) 98835-7938