Lançado Roteiro turístico Caminhos da Fronteira
O Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (14), no Clube Comercial, de São Miguel do Oeste. Durante o evento, empreendedores do setor turístico demonstraram por meio da feira do turismo os atrativos e efetivos potenciais desenvolvidos para receberem visitantes. Participaram aproximadamente 250 pessoas entre lideranças regionais, empresários e comunidade.
A iniciativa, desenvolvida pela Associação dos Municípios do Extremo-Oeste (Ameosc) e pelo Sebrae/SC, contempla diversas atrações turísticas de 17 municípios da região. O secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, realça que o roteiro conta com uma sugestão de visitas em vários locais com horários, rotas para deslocamentos e atrações para dois dias. “Muitos desses pontos já recebem visitantes, mas de forma isolada, sem uma articulação entre os municípios”.
O coordenador regional extremo-oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, lembra que o projeto começou a ser planejado em 2015. “Estamos lançando este Roteiro após um longo trabalho de organização, capacitação, investimento e muita determinação. É uma iniciativa que promoverá ainda mais o potencial turístico e movimentará a economia regional”, salienta, ao comentar que já existem roteiros estruturados como a Rota dos Cânions, em Anchieta e a Rota do Campo, em Iraceminha.
Para o presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, Cláudio Junior Weschenfelder, o roteiro vem sintetizar um trabalho importante realizado nos últimos anos e que deve ser um divisor de águas no turismo regional. “Assim como vários protagonistas, o turismo se viabiliza com uma estratégia regionalizada, uma vez que temos atrações diversas como a gastronomia, a cultura, as belezas naturais, em vários municípios. Tudo foi construído regionalmente para possibilitar um roteiro que vise a qualidade de vida”, comenta.
O objetivo do projeto é valorizar a cultura, a história e desenvolver economicamente os municípios. “Os efeitos econômicos que o turismo traz aos municípios são muito significativos, já que o turismo impacta em 52 setores da economia. Com a iniciativa, será possível fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento do turismo na região, aproveitando o potencial de cada município”, explica o consultor do Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito.
ATRATIVOS
No município reconhecido como o berço da Oktoberfest que acontece há quase quatro décadas, algumas iniciativas inovadoras foram implementadas por meio do projeto da Rota. Segundo a secretária do desenvolvimento econômico e turismo de Itapiranga e presidente do colegiado de turismo da Ameosc, Carlise Welter Werlang, a iniciativa possibilitou criar o Dia D Deutschland no município. “Dessa forma, no primeiro sábado de cada mês, as padarias farão cucas alemãs, os restaurantes servirão comidas típicas e o comércio venderá roupas e acessórios alemães. Também haverá apresentações artísticas, café colonial, passeio de barco no Rio Uruguai, entre outros atrativos”.