Chery Exeed TX será maior na China e diferente do Tiggo 9
A Chery prepara dois lançamentos importantes para os próximos meses, ambos relacionados com o segmento de utilitários esportivos. Um deles já é conhecido, sendo mostrado em Frankfurt para conhecimento dos europeus, visto que a proposta é entrar definitivamente no velho continente, utilizando-se do que o mercado mais quer: SUV.
O conceito Exeed TX revelou uma proposta bem mais madura para a realidade do mercado europeu, anunciando também que o crossover terá propulsão híbrida, uma necessidade em meio às pressões ambientais no continente. Com visual agressivo e interior completamente diferente do atual lineup da Chery, o Exeed TX poderia ser encarado como o esperado SUV de sete lugares da marca chinesa, que chamam de Tiggo 9.
Porém, como já sabemos, o equivalente chinês do “europeu” Exeed TX não será exatamente igual ao modelo visto em Frankfurt e mais, agora os chineses dizem que este conceito também terá uma versão para a China, mas com entre-eixos maior. Sua base medirá 2,71 m, além de 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,70 m de altura. Outra mudança é a mecânica, que deve receber um motor 1.6 Turbo, mas ainda não se sabe a potência, embora a Acteco tenha uma versão com 156 cv.
Provavelmente o motor será mais potente do que isso, sendo ainda equipado com câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Mas por que essa mudança? A resposta deve estar no próprio mercado chinês, que exige mais espaço para quem vai atrás. No início, apenas os sedãs eram alongados por lá, mas agora os utilitários esportivos também. No caso da Chery, o Exeed TX deve ser oferecido como uma submarca de fato, visto que a gama atual de SUVs da marca segue outro caminho.
Nesse sentido, flagras recentes mostram o que esperado Chery Tiggo 9 já está a caminho (foto acima). O SUV de sete lugares deve se aproveitar a plataforma do Exeed TX chinês, mas com layout mais simples, por dentro e por fora. No interior, o diferencial é que o ambiente surge como uma extensão dos atuais Tiggo 5x e Tiggo 7, tendo a mesma instrumentação, painel, console central, multimídia, volante e outros elementos estéticos, ampliando a sinergia com os dois modelos menores.
Por fora, deve pouca coisa dos detalhes visuais do Exeed TX, mas com um estilo mais elegante e menos agressivo, como a proposta para o mercado europeu. As lanternas traseiras, por exemplo, serão inspiradas no Tiggo 5x. Sob o capô, o motor pode ser o mesmo 1.5 Turbo de 147 cv dos dois anteriores, mas isso parece pouco para um SUV de sete lugares. De qualquer forma, este parece ser a opção mais indicada para uma gama de três utilitários esportivos com a mesma base T1X, que a Chery poderia fazer no Brasil junto com a CAOA.