Secretário de Turismo Leonel Pavan acredita numa temporada de bons números
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan está otimista com a alta temporada 2017/2018.
O entusiasmo de Leonel Pavan é baseado nas expectativas de algumas referências no turismo em Santa Catarina e na movimentação do período de Natal, quando um expressivo número de visitantes já foi observado nas rodovias.
Número que deve aumentar ainda mais nos próximos dias. Grande parte dos argentinos, por exemplo, só vem para o estado depois do Natal. A expectativa é de cerca de 2 milhões de hermanos veraneiem nas cidades litorâneas catarinenses, mantendo a Argentina como maior emissor de turistas para Santa Catarina.
Pavan espera uma das melhores temporadas dos últimos anos, inclusive superior à de 2016/2017. Pela primeira vez, Balneário Camboriú está recebendo cruzeiros marítimos. Estão previstos mais de 20 escalas que vão promover um incremento superior a R$ 40 milhões na economia local.
Em Porto Belo serão outras 18 paradas de navios turísticos que trarão à cidade pelo menos 40 mil visitantes até março. O aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte, também pela primeira vez em sua história, está recebendo voos fretados. Já estão autorizadas 82 operações a partir de Buenos Aires. No total, o terminal está prevendo 33 voos regulares diários neste verão, contra 20 do mesmo período do ano passado – um incremento de 65%. A movimentação deve chegar a 500 mil passageiros por ali, conforme previsão da superintendência do terminal, um aumento aproximado de 45% em relação à última temporada.
Além disso, no Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, também já estão autorizados 853 voos fretados, uma alta de 51% em relação aos aprovados no ano passado. A expectativa também é positiva no setor hoteleiro, sempre superior a 90% de ocupação. Para Pavan, a campanha O Sul É Meu Destino, a intensa participação em feiras e os sinais positivos da economia são fatores que podem explicar os números.