SENAR/SC oferece 277 treinamentos gratuitos a profissionais do meio rural
Organização, administração e gestão são aliados no sucesso de uma propriedade rural. Preocupado em oferecer capacitação de qualidade aos produtores, trabalhadores e empresários rurais a fim de orientá-los como proceder, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece entre os treinamentos gratuitos o Programa 5S. Descarte correto de resíduos, limpeza, questões de saúde e autodisciplina são trabalhados durante o treinamento que ensina técnicas de qualidade nas propriedades rurais.
Em fevereiro, os produtores rurais de Videira no Meio Oeste e Alfredo Wagner no Planalto Serrano receberão respectivamente nos dias 15 e 27 o curso em seus municípios. Informações e dúvidas sobre o local e horários podem ser esclarecidos diretamente com os Sindicatos Rurais. Outros 277 treinamentos totalmente gratuitos serão oferecidos em Santa Catarina durante o mês de fevereiro e beneficiarão cerca de 4.448 profissionais do meio rural.
Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
CURSOS EM FEVEREIRO
Na região Norte ocorrerá nos dias 05 e 06 o curso de primeiros socorros no município de Itaiópolis. No período de 14 a 16 será promovido em Canoinhas a qualificação em cultivo de hortaliças em ambiente protegido. A capacitação em inseminação artificial em bovinos está prevista para Campo Alegre de 19 a 22. O município de Garuva receberá nos dias 20 e 21 o treinamento em inclusão digital rural – iniciação à informática. De 26 de fevereiro ao dia 1º de março Joinville receberá o curso de artesanato de bordado. A capacitação em derivados do leite será realizada em Porto União nos dias 27 e 28.
Para a região do Vale do Itajaí está programado o treinamento em proteção de nascentes no dia 5 em Agrolândia. O curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos ocorrerá em Balneário Piçarras nos dias 05 e 06. A capacitação em empreendedorismo rural está programada para os dias 14 e 15 em Benedito Novo. Nos dias 15 e 16 o município de Vitor Meireles recebe a qualificação em beneficiamento e conservação de pescado. O curso de inclusão digital rural – informática básica será realizado em Vidal Ramos nos dias 21 e 22. No período de 21 a 23 o treinamento em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será promovido em Jaraguá do Sul.
Entre as capacitações previstas para a região Sul está a de controle agroecológico de pragas e doenças em São Pedro de Alcântara nos dias 01 e 02. O curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural será desenvolvido em Rancho Queimado no dia 07. O município de Santo Amaro da Imperatriz receberá nos dias 12 e 13 a capacitação em manejo de colmeia. Dia 20 ocorre em São José o treinamento de fluxo de caixa da atividade rural. O curso de floricultura será realizado em Treze de Maio nos dias 20 e 21. Anitápolis terá no período de 20 a 23 o treinamento em artesanato com pintura.
Na Serra Catarinense ocorrerá a qualificação em tratamento de madeira nos dias 05 e 06 em Otacílio Costa. No período de 19 a 22 o município de Painel receberá o curso de inseminação artificial em bovinos. A capacitação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será promovida em Bom Retiro no período de 20 a 22. O município de São Cristóvão do Sul terá nos dias 21 e 22 o treinamento de operação e manutenção de roçadeira. No período de 26 a 28 será desenvolvido em Bocaina do Sul a qualificação de artesanato em couro. O curso de acolchoados artesanais com lã de ovelha será promovido em Ponte Alta de 26 de fevereiro a 1º de março.
No Meio Oeste o curso de manejo de gado leiteiro será promovido em Vargem Bonita nos dias 01 e 02. O treinamento em conservas de frutas, hortaliças e temperos ocorrerá em Ibicaré nos dias 05 e 06. No período de 05 a 09 a qualificação em doma racional de equídeos será realizada em Herval D’Oeste. O município de Joaçaba terá nos dias 08 e 09 a capacitação em operação e manutenção de roçadeira. O curso de processamento de carne de frango será desenvolvido em Treze Tílias nos dias 19 e 20. No período de 19 a 21 Água Doce terá a qualificação em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes.
Na região Oeste será desenvolvido o treinamento em tecnologia de aplicação de agrotóxicos nos dias 01 e 02 em Concórdia. Nos dias 05 e 06 será realizado em Quilombo a capacitação em derivados de leite. A qualificação em produção caseira de massas para congelamento está prevista para os dias 06 e 07 em Ipumirim. No dia 16 o município de Faxinal dos Guedes terá o curso de fluxo de caixa da atividade rural. O treinamento de bordado em chinelos acontecerá nos dias 19 e 20 em Abelardo Luz. No dia 28 Irani receberá a capacitação em prevenção às deficiências na área rural.
Para os cursos do Extremo Oeste está previsto o de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 01 e 02 em São Miguel do Oeste. No período de 05 a 09 ocorrerá em Novo Horizonte a capacitação em artesanato de crochê e tricô. O município de Dionísio Cerqueira receberá nos dias 07 e 08 a qualificação em inclusão digital rural – informática básica II. O treinamento em operação e manutenção de roçadeira será realizado nos dias 15 e 16 em Saltinho. No dia 27 o município de Guarujá do Sul terá o curso de prevenção de doenças crônicas. Iporã do Oeste receberá nos dias 27 e 28 o treinamento de confeitaria