As noites frias da população em situação de rua de Itapema ganharam um novo endereço: um abrigo provisório. Por determinação do Governo Municipal, a iniciativa tem o objetivo de garantir um local adequado às pessoas e alimentação durante baixas temperaturas dos meses de Junho e Julho.
Durante a madrugada, a equipe da Defesa Civil, com apoio da Polícia Militar e dos voluntários do Grupo de Operações e Resgate (GOR), realiza a abordagens nas ruas. Em seguida, as pessoas são encaminhadas a barraca térmica que está montada atrás do terminal rodoviário, na Marginal Oeste, no Bairro Tabuleiro. Além do pernoite, também é oferecida uma alimentação a noite e outra ao amanhecer.
Segundo o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Márcio José da Silva, o local tem capacidade para até 20 pessoas. “Só nesta primeira noite, madrugada de segunda-feira (13/06) foi realizado 12 atendimentos, sendo que sete pernoitaram na barraca térmica e três em suas próprias barracas, já outros dois apenas fizeram refeições e partiram ainda na madrugada”, afirmou Márcio José da Silva.
Além deste trabalho, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, por meio da equipe do serviço especializado em abordagem social, vai acompanhar as pessoas atendidas no abrigo provisório. “Vamos realizar o cadastro e assim dar os encaminhamentos necessários, como a ida dessas pessoas para instituição de acolhimento dos moradores em situação de rua, o retorno para a família ou até mesmo o cadastro no SINE para inseri-las no mercado de trabalho. Tudo isso mediante a avaliação dos técnicos e profissionais, bem como o consentimento das pessoas atendidas”, explicou a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.
Atendimento
O atendimento do abrigo provisório seguirá até o final do mês de Julho. Quem desejar colaborar com o trabalho, bem como informar sobre pessoas em situação de rua pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (47) 3267-1550 ou (47) 9186-8200. Já as emergências devem ser encaminhadas ao 199.