Embrapa participa do 8º Fórum Mundial da Água que acontece em Brasília
A água é um recurso natural finito e uma das maiores preocupações do futuro da humanidade. Por isso, cada vez mais a sociedade vai questionar a forma como o seu uso vem sendo feito pelos diversos setores produtivos no mundo. A agricultura do futuro exigirá, da ciência de hoje e dos próximos anos, soluções de baixo custo para o uso cada vez mais racional da água.
Durante o 8º Fórum Mundial da Água, pesquisas, ações, serviços e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa que atendem a essa exigência poderão ser conhecidas em diferentes ocasiões. Além da participação do Presidente Maurício Antônio Lopes no Painel de Alto Nível “Água para a Agricultura e a Produção de Alimentos”, pesquisadores da empresa participam das discussões nas seguintes sessões temáticas: contribuição da gestão da água e do solo para mitigação das mudanças climáticas; práticas de conservação da água e do solo para melhor produção alimentícia; água e processamento de alimentos: redução, otimização e reuso de resíduos; agricultura e serviços ecossistêmicos e uso eficiente da água na irrigação.
Anexos seguem arquivos com informações sobre as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa que contribuem para o uso racional da água, bem como os contatos e as fontes para a obtenção de mais informações sobre os temas abaixo:
- 12 soluções, serviços e produtos relacionados à irrigação e gestão da água resultantes de pesquisas da Embrapa disponíveis para a sociedade (arquivo: Tecnologias_Serviços_Destaque_Agua)
- 5 projetos de pesquisa em andamento (arquivo: Projetos_de_Pesquisa_Destaque_Água)
- Release sobre o e-book : Água e Saneamento: contribuições da Embrapa (arquivo: Release_E-book_Água_e_saneamento_Contribuições da Embrapa)
- Matérias da Agência Embrapa de Notícias:
- Lodo de esgoto é ótimo componente de substratos para plantas (arquivo: Matéria_Lodo_de_esgoto_como_componente_de_substratos_para_plantas)
- Ajustes na dieta impactam na eficiência hídrica da produção de leite (arquivo: Matéria_Ajustes_na_dieta_e_eficiência_hídrica_da_produção_de_leite)
- Pagamento por Serviços Ambientais Hídricos é alternativa para manter a saúde da terra (arquivo: Matéria_Pagamento_por_Serviços_Ambientais_Hídricos)
- Texto introdutório do site especial do Portal Embrapa sobre Água na Agricultura – www.embrapa.br/agua-na-agricultura
(arquivo: Site_Especial_Embrapa_Água_na_Agricultura)
Confira abaixo os detalhes da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no evento:
Presença da Embrapa no 8º Fórum Mundial da Água
Presidente Maurício Antônio Lopes
1) Painel de Alto Nível: Água para a Agricultura e a Produção de Alimentos
Dia 20 de março, das 9h às 10h30.
Painelistas convidados: José Graziano da Silva, Diretor Geral da FAO; Tom Vilsack, ex Secretário de Agricultura dos Estados Unidos; Laura Tuck , Vice-Presidente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial; Isabel Garcia Tejerina, Ministra da Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio-Ambiente da Espanha; Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil; Maurício Antonio Lopes, Presidente da Embrapa.
2) Lançamento: e-book “Água e saneamento – contribuições da Embrapa”, da Coleção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apresentação da versão 4.0 do Irriga Web, capacitação online da Embrapa em Uso e Manejo de Irrigação.
Dia 22 de março, das 12h às 13h.
Participantes: Jorge Enoch Werneck Lima, pesquisador da Embrapa Cerrados; Maria Sonia Lopes da Silva, pesquisadora da Embrapa Solos (UEP/Recife); Valéria Hammes, pesquisadora da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (SIRE) e coordenadora da Coleção ODS / Embrapa; Rafael Vivian, Gerente de Marketing da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa.
Participação de pesquisadores em sessões temáticas
** Palestrante: Maria de Lourdes Mendonça S. Brefin, pesquisadora e Chefe Geral da Embrapa Cocais.
19 de março, das 16h30 às 18h.
Tema: Práticas de conservação da água e do solo para melhor produção alimentícia
** Palestrante: Antônio Gomes Soares, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
20 de março, das 9h às 10h30.
Tema: Água e processamento de alimentos: redução, otimização e reúso de resíduos
** Palestrante: Azeneth Schuler, pesquisadora da Embrapa Solos
21 de março, das 9h às 10h30.
Tema: Contribuição da gestão da água e do solo para mitigação das mudanças
** Palestrante: Jorge Enoch Werneck Lima, pesquisador da Embrapa Cerrados.
21 de março, das 14h30 às 16h.
Tema: Agricultura e serviços ecossistêmicos: produtores rurais podem salvar rios e ainda lucrar?
**Palestrante: Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados
21 de março, das 14h30 às 16h.
Tema: Uso eficiente da água na irrigação – compartilhamento de água, energia e alimentos
Programação paralela
** Responsável: Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados
Dias 20 de março às 15h no Espaço Expo
e 22 de março de 2018, às 12h na Vila Cidadã
Apresentação: pesquisa com a Plataforma tecnológica para apoio ao manejo de irrigação e de recursos hídricos em bacias hidrográficas (PLATEMIRH)
** Palestrante: José Felipe Ribeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados
Dia 21 de março de 2018, às 16h
Palestra: “Projeto Biomas: um exemplo de parceria público-privada na conservação da biodiversidade e da água”, abordando o conceito de conservação ambiental, bem como as ações do Projeto Biomas, desenvolvido pela Embrapa em parceria com a CNA, além da nova plataforma WebAmbiente.
Local: estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
** Responsáveis: Paulo Fernandes, pesquisador da Embrapa Cerrados, e técnicos da Emater-DF.
Diferentes momentos ao longo de todo o evento
Apresentação: imagens, em realidade virtual, de tecnologias poupadoras de água adotadas no Distrito Federal, entre as quais cultura de hortaliças irrigada, cultura de feijão irrigado com pivô central e plantio direto em sistema orgânico.
Locais: Espaço Multiuso da Vila Cidadã e no Pavilhão Brasília na Expo
** Responsável: Rachel Bardy Prado, pesquisadora da Embrapa Solos
Data: 19 a 23 de março
Exposição de experiência: Manual para pagamento por serviços ambientais hídricos: seleção de áreas prioritárias e monitoramento.
Local: Mercado de Soluções da Vila Cidadã
Texto:
Breno Lobato MTb 9417-MG, Liliane Castelões MTb 16.613-RJ, Juliana Caldas MTb 4861-DF e Juliana Escobar (MTb 06199/MG)