Câmara Regional de Educação define ações para 2018

0

Câmara Regional de Educação define ações para 2018

Definir as ações para 2018 foi objetivo da reunião da Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação, na última semana, em Chapecó. Neste ano a temática é educação integral. A intenção é fortalecer o relacionamento com os signatários do Movimento e promover estratégias para impactar mais pessoas.

A abertura da reunião foi feita pelo vice-presidente regional da Federação das de Santa Catarina (FIESC), Waldemar Antônio Schmitz. Ele destacou que em 2017 foram realizadas mais de 800 ações no Estado que impactaram mais de um milhão de pessoas. “Temos mais de 600 pessoas envolvidas na governança do Movimento, mais de 3,2 mil voluntários, 32 Jovens Embaixadores da Educação e 34 escolas parceiras em SC. Neste ano, com o apoio de todas as entidades, vamos fortalecer as ações”, salientou, acrescentando que Câmara Regional Oeste possui 30 membros e realizou 50 ações em 2017, com 4 mil pessoas impactadas.

Entre as ações estruturadas para este ano estão o Dia Estadual da Família na Escola (7 de abril), Workshop Conexão Jovem 2018 (26 e 27 de abril), Seminário A Educação e o Protagonismo dos Jovens (27 de abril), Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense com o tema Educação (28 de junho),  Prêmio Santa Catarina pela Educação – Workshop e Cerimônia de Premiação (12 de julho) e o VI Seminário Internacional de Educação (18 outubro).

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

O diretor regional Oeste do SENAI e interlocutor da Câmara Regional de Educação, Almeri Dedonatto, explicou que a Câmara realiza reuniões bimestrais para organizar o plano de ação do ano, acompanhar a execução das ações planejadas e cumprir as diretrizes, objetivos e metas estabelecidas. Entre as ações está o planejamento do grupo de trabalho de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É um grupo-tarefa constituído para pensar estratégias diferenciadas para o EJA no município, com meta de ampliar o número de alunos e aumentar a educação dos trabalhadores”, relatou Dedonatto.

Durante o encontro também foi feita apresentação de boas práticas educacionais. Uma delas é a parceria firmada com o SESI, SENAI e Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste para aulas de robótica. O projeto iniciou neste ano e contempla os 103 alunos do ensino fundamental do município que participam da Educação de Tempo Integral.

Outra boa prática educacional são os kits de robótica desenvolvidos pelo SENAI de Chapecó. O kit é uma solução para o ensino de programação e robótica com custo reduzido. Sua utilização desenvolve, além das habilidades técnicas, competências socioemocionais como trabalho em equipe, motivação e compartilhamento de materiais.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

A intenção do Movimento SC pela Educação é mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o poder público para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).