São 116 anos de participação na vida da comunidade brusquense. Nasceu praticamente junto com o município de Brusque. São muitos anos de história e de ações sociais e esportivas. Nesta quinta-feira (16) a Sociedade Esportiva Bandeirante completa mais um aniversário centenário.
O clube tem uma importância fundamental para o esporte na cidade, e foi nele que muitos atletas de rendimento despontaram. Os Jogos Abertos de Santa Catarina, evento de grande importância no estado, nasceram nas dependências do SEB. O tesoureiro do clube, Sandro Gracher Baran, afirma que o SEB nasceu para atender a demanda de pessoas que praticavam esportes, mas não tinham lugar propício para treinar. “O clube foi criado basicamente para ser o espaço oficial dos que praticavam esportes, em modalidades diversas”.
Nomes de peso competiram em ligas nacionais do basquete e voleibol, assim como atletas renomados, saídos do Bandeirante, participaram de competições internacionais do tênis. Hoje, o clube também tem participação importante no rendimento de times fortes, como de futebol de salão, que tem destaque em competições em todo o Brasil. “O Bandeirante é o precursor do esporte em Brusque, tanto dos atletas de rendimento, quanto dos amadores. E pretendemos dar continuidade a isso”, conta Gracher Baran.
A Sociedade Esportiva Bandeirante também é forte em eventos sociais e culturais. Foi lá que aconteceram as maiores festas e bailes de debutantes de Brusque. No auge da moda desses eventos, o clube sediava de 15 a 20 bailes de debutantes por ano. As feijoadas também já foram um grande sucesso e contaram até com a participação da Escola da Samba Salgueiro. Os shows nacionais, que lotavam a casa, trouxeram grandes artistas para Brusque. Gonzaguinha e Kid Abelha foram uns dos grandes shows que movimentaram a cidade.
Atualmente, importantes eventos, almoços e jantares de negócios e sociais acontecem no salão de eventos. Durante 116 anos a Sociedade Esportiva este em constante modernização para continuar sendo uma referência no esporte, social e cultural para os mais de três mil frequentadores do clube.
Para comemorar
Sem dúvidas, o aniversário centenário do Bandeirante não passará em branco. A Festa na Colina acontece no próximo sábado (18). O nome do evento é uma menção quanto ao apelido do SEB no início, chamado de ‘clube da colina’. Um coquetel será servido durante toda a noite, elaborado pelo conceituado restaurante do clube. A música fica por conta das bandas Paralelos do Ritmo e Não Pise na Grama. A primeira, inclusive, foi formada por sócios que cantavam e tocavam juntos para descontrair nas tardes no clube. Será uma noite para reviver e comemorar a história da Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento também é aberto para não sócios. Os convites estão disponíveis na secretaria do clube.