Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Novo sistema de abastecimento de Bombinhas está praticamente pronto

Novo sistema de abastecimento de Bombinhas está praticamente pronto

Frentes de operação trabalham no morro de Zimbros, no Centro de Porto Belo e na travessia da BR 101, em Tijucas

As obras do novo sistema de abastecimento de Bombinhas iniciam em mais um ponto ainda neste mês: através da BR 101, em Tijucas. As licenças para a operação já foram emitidas e o procedimento deve iniciar em breve. Enquanto isso, a Águas de Bombinhas continua o trabalho em diferentes frentes de operação em Porto Belo e também no morro de Zimbros.

Conforme o engenheiro responsável pela obra, Marco Tulio Farias, especialmente no trecho que passa pela BR 101, a tubulação será instalada com o auxílio de poços de emboque e desemboque. Os poços são, na realidade, pontos de acesso ao subsolo, permitindo que a tubulação atravesse de um lado a outro da rodovia.

“Na região específica de Porto Belo estamos avançando com a adutora durante a noite para evitar transtornos no trânsito e reduzir o impacto à população. Nossa responsabilidade é entregar o trecho com o mesmo acabamento que se encontrava antes da instalação da tubulação. As partes que ainda estão em obras passarão por acabamentos finais antes que sejam entregues à comunidade”, explica Marco.

Já na região de Tijucas, o engenheiro explica que, em alguns trechos, a Águas de Bombinhas vem utilizando o método não-destrutivo como forma de evitar a supressão da vegetação. Ou seja, a tubulação é instalada no subsolo com o auxílio de uma máquina, sem que seja necessária a escavação. “A aparelhagem basicamente faz um furo na terra e por ali a tubulação é colocada, sem afetar a vegetação local. É também uma maneira de dar celeridade à obra”, completa.

Sobre o novo sistema

Dos 27 quilômetros de adutora que levarão água bruta do Rio Tijucas até Bombinhas, 26 estão concluídos. Conforme o diretor-presidente da empresa, Ricardo Miranda, 95% da tubulação prevista já está executada. Além disso, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) está praticamente pronta, em fase de urbanização e acabamentos. O investimento total da Águas de Bombinhas é de R$ 50 milhões, o maior em saneamento de Santa Catarina.

“Este é um projeto ousado e que vai resolver definitivamente os problemas hídricos da cidade. Tanto Bombinhas como Porto Belo e Itapema serão beneficiados com a conclusão da obra”, completa Ricardo. Ainda de acordo com ele, o manancial que hoje abastece os três municípios já não é suficiente para a população – principalmente durante o verão. “O sistema vai assegurar o abastecimento durante todo o ano, além de garantir o desenvolvimento econômico e turístico destas cidades”, afirma.

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer