Miniférias: quatro opções de destinos internacionais para conhecer nos feriados
Com organização, quem está planejando prolongar as próximas datas comemorativas pode visitar locais famosos na América do Sul. Países como Argentina, Peru e Chile estão entre os mais procurados
Este é o ano dos feriados. E, para aqueles que adoram viajar, ter a possibilidade de emendar as datas comemorativas é um prato cheio. Com organização prévia, é possível desfrutar o período em outros países. Na América do Sul, destinos na Argentina, Uruguai, Peru e Chile estão entre os mais procurados pelos brasileiros.
De acordo com o diretor da Tô Indo Viagens, Gelson Walker, como o tempo é curto, é necessário planejamento. “Para usufruir da viagem sem desperdiçar um minuto sequer, é importante sair do Brasil com o roteiro programado e passeios já reservados. Agências especializadas poderão apontar o melhor custo-benefício e ainda garantir descontos em passagens aéreas e reserva em hotéis”, diz. Ele fez uma seleção dos principais locais para aproveitar as datas. Confira:
Buenos Aires
Conhecida como a Paris da América do Sul, Buenos Aires tem uma programação imensa de passeios. No entanto, com poucos dias, segundo Gelson, o que não pode ficar de fora é uma visita à Casa Rosada, uma caminhada pelo Caminito – rua-museu a céu aberto – e fazer um registro do Obelisco, monumento criado para celebrar os 400 anos da cidade. Além disso, conferir uma apresentação de tango é um clássico da Argentina. “A boa notícia para quem mora no litoral Norte catarinense ou Vale do Itajaí é que tem voos diretos do aeroporto de Navegantes para a capital do país. Com pouco mais de duas horas de trajeto é possível chegar na cidade”, diz.
Lima
Além de ser o ponto de partida para outros destinos famosos do Peru, como Cusco e Machu Picchu, a cidade oferece uma infinidade de programas culturais e gastronômicos. “Em quatro dias o visitante poderá conhecer os principais pontos turísticos e, ainda, fazer um passeio pelas Ilhas Palomino e Barranco, famosas pela presença de leões marinhos”, conta. O Circuito das Águas, localizado no coração da cidade, conta com treze fontes que misturam água, luz, som e imagens, proporcionando uma experiência única para os turistas.
Santiago
O Chile está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. Já na chegada, ainda dentro do avião, é possível apreciar a imensidão da Cordilheira dos Andes. A capital chilena, Santiago, é um dos locais mais desenvolvidos da América do Sul. É uma cidade limpa e organizada que, apesar de moderna, é repleta de prédios históricos e museus. No inverno, atrai turistas que querem ver a neve de perto. Um dos pontos turísticos mais famosos é o Palácio de La Moneda, local que abriga a sede do governo do país. Para os ávidos pela gastronomia, Gelson explica que os frutos do mar são os carros-chefes da localidade, com destaque para o caranguejo gigante (centolla). Apreciadores dos bons vinhos não vão querer deixar de conhecer a famosa rota do vinho, entre Santiago e Valparaíso. Com roteiro de três dias é possível conhecer vinícolas como Veramonte, Casablanca, Casas del Bosque e Emiliana.
Montevideo e Punta del Este
O Uruguai é um país pequeno que reserva inúmeras belezas. A maioria delas se concentra nas principais cidades: Montevideo e Punta del Este. Com cinco dias é possível visitar as duas e quem sabe até dar uma esticada e passear pela Colonia del Sacramento. Um final de semana na capital uruguaia é suficiente para conhecê-la. Praça da Independência e Mercado del Puerto são paradas obrigatórias em Montevideo. Já na badalada Punta del Este é pré-requisito fazer uma aposta no casino mais famoso do país – o Conrad – e tirar uma foto no monumento La Mano, localizado nas areias da Praia Brava. Ao entardecer, a Casapueblo, obra do artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró, reserva grandes surpresas. É possível apreciar um dos pores do sol mais bonitos do globo. O artista homenageia o astro rei com uma poesia que se encerra exatamente no momento em que o sol se põe. Quando se fala em gastronomia a dica é experimentar as famosas carnes uruguaias, as iguarias do mercado público local, além de seus queijos e leites.
Sobre a Tô Indo Viagens
Chancelada pelos mais importantes fornecedores e instituições ligadas a viagens do país, a Tô Indo Viagens tem mais de 10 anos de atuação. Além do atendimento a empresas e viajantes, a marca trabalha ainda com eventos corporativos e com a comercialização oficial de espaços para marcas nos camarotes da Oktoberfest. Mais informações: www.toindoviagens.com.br.