Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Julho é o último mês para visitar exposição interativa do Núcleo Corpóreo em Balneário Camboriú

Julho é o último mês para visitar exposição interativa do Núcleo Corpóreo em Balneário Camboriú

Até o fim de julho, a exposição interativa sobre processos artísticos do coletivo Núcleo Corpóreo está aberta à visitação no Salão de Vidro da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e no Atelier Casa Linhares (confira os endereços e os horários abaixo).

Com entrada gratuita, a exposição faz parte do projeto “Amplitude”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), e integra a programação de aniversário de 54 anos do município. Na mostra, o público poderá fazer uma experimentação sensorial por meio de materiais recicláveis, fotos, desenhos, colagens e performances desenvolvidas durante o processo de pesquisa dos artistas do coletivo. O Núcleo Corpóreo é formado por sete artistas de Balneário Camboriú, de diferentes áreas, que dialogam por meio da experimentação. O trabalho pretende despertar no público um novo olhar sobre a arte.

Neste mês, novas obras serão agregadas à exposição, que começou em maio e está em constante renovação. Para contribuir com esta etapa do projeto, o artista local Gabriel Engster e a convidada Mozart da Silva, de Campinas (SP), serão os responsáveis por ministrar a próxima formação para os integrantes do Núcleo Corpóreo, na sexta-feira e sábado (06 e 07). Dessa formação, surgirão novas composições para as mostras a partir de segunda-feira (09). A temática da formação será sobre corpos e suas possibilidades de existência, abrangendo questões de gênero/androginia e relações afetivas dentro das artes visuais, performance e teatro.

“O projeto Amplitude vem contribuindo no processo de formação dos artistas locais por meio do intercâmbio com outros artistas, trazendo perspectivas e provocações que fazem do projeto uma plataforma investigativa”, avalia o proponente do projeto na LIC, Fernando Dalla Nora, que compõe a equipe de artistas locais com Gabriel Engster e Luluca Luciana, os quais são os responsáveis pela concepção e direção artística.

De acordo com Fernando, o ponto principal das ações é mapear e levantar questões, levando os movimentos artísticos para próximo do público, que tem se envolvido de diferentes formas, tanto nas vivências, como nas mostras e nas plataformas digitais. A mostra já foi vista por cerca de mil pessoas.

Novas ações

O coletivo Núcleo Corpóreo arrecada agasalhos e cobertores na Biblioteca Pública durante a exposição. As doações serão distribuídas a pessoas carentes da comunidade.

No fim de julho, começam as ações de contrapartida do projeto Amplitude. O Núcleo Corpóreo, em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa, vai propor para dois grupos de idosos atividades de experimentação sensorial acessível e bate-papo sobre os processos investigativos por meio das artes.

Agende-se

O que: Exposição e mostra de processos artísticos do projeto “Amplitude”
Quando: até o fim de julho
Onde: Salão de Vidro da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, 1325, esquina com a Rua 2.500 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e Atelier Casa Linhares (na Praça do Pescador, Bairro da Barra), de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Quanto: Entrada gratuita

_____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325

Núcleo Corpóreo
http://corporeo.com.br/ ou no Instagram.com/nucleocorporeo

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer