Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto Oficinas será reconhecido pela UNESCO

Projeto Oficinas será reconhecido pela UNESCO

O Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) – Projeto Oficinas será reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como uma das escolas parceiras e associadas da organização. Isso significa que, além de possuir um Certificado Internacional de Escola Membro, o CEAC – Projeto Oficinas terá o direito de usar a logomarca do Programa de Escolas Associadas (PEA), poderá participar de concursos internacionais e receber materiais educativos da própria UNESCO.

“O reconhecimento da UNESCO ao trabalho realizado no CEAC é resultado do esforço de profissionais de educação e alunos que se dedicam a colocar qualidade e inovação nesta causa tão importante que é a causa do conhecimento. E que é o que buscamos diariamente nesta área e em outras áreas onde o Município atua. Estão de parabéns os envolvidos neste projeto vencedor, e, também, a nossa cidade, que mais uma vez é destaque, agora em nível mundial, por boas práticas e dedicação em um setor tão vital para a construção de futuro como é a Educação”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

A cerimônia de entrega do certificado com o selo da UNESCO ocorrerá em setembro em Salvador, Bahia. O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14. Um relatório de apresentação do CEAC e de todas as oficinas, com uma proposta de educação através das artes e esportes e projetos paralelos inovadores, foi enviado ao órgão em 2017. O projeto de Balneário Camboriú foi escolhido através de uma comissão que ocorreu na sede da UNESCO, em Paris.

A Oficina de Robótica entra em evidência ao ser um dos critérios avaliados pela UNESCO que fez com que o CEAC fosse agraciado pela certificação.”Com o reconhecimento, a educação de Balneário Camboriú entra para um grupo seleto de instituições associadas à organização: apenas 230 escolas no mundo todo receberão a certificação”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba. “Concorremos mundialmente e o nosso projeto foi selecionado. Estou feliz demais, trata-se de uma vitória muito significativa para a educação”, comentou a Orientadora Educacional do CEAC – Projeto Oficinas, Lídia Radke.

Outro projeto evidenciado pelo CEAC foi o de seguir o calendário da UNESCO, divulgando, celebrando e comemorando eventos em datas comemorativas ao longo do ano. Temas como os problemas mundiais e o papel do sistema das Nações Unidas, a educação do desenvolvimento sustentável e a paz e os direitos do homem foram trabalhados ao longo do ano pelas oficinas, o que estimulou o pensamento reflexivo, interesse pelo meio ambiente e comportamento pacífico entre as crianças e adolescentes.

“Sempre foi um orgulho dirigir o CEAC Projeto Oficinas, e agora, com esse reconhecimento, acredito que haverá um impulso maior para os nossos alunos e professores. Isso é bom demais”, disse a gestora, Márcia Sartori.

O CEAC Projeto Oficinas conta com 27 oficinas dos mais diversos tipos, somando 1800 matrículas e 2971 atendimentos,  tanto da Rede Municipal, quanto de outras instituições de ensino estaduais e privadas.

Sobre a UNESCO

A UNESCO é um organismo da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura. Foi fundado em 16 de Novembro de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, para promover a paz entre os povos através da educação, cultura, ciência e comunicações.
______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro