Projeto Afetividade e Leitura é realizado no Berçário II do NEI Iate Clube
A turminha do Berçário II do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Iate Clube, retornou do recesso escolar em clima de projetos novos. As professoras Loreni Neto, Nedi Moraes e Rozelei Fabrin, estão desenvolvendo o “Afetividade e Leitura”, que contará com o mais novo amigo das crianças: o Boneco Juca. A ação pretende trabalhar com as crianças sobre empatia.
“O projeto irá incentivar o exercício diário de afetividade, respeito, diálogo, empatia, acolhimento da diversidade na turma e aproximação da família”, explica Cássia Andrea Rosa, gestora da unidade. A ação surge a partir do Projeto Institucional da Secretaria de Educação “E se eu fosse você?’’.
Ao chegarem com suas crianças, os familiares foram convidados a conhecerem e abraçarem o Juca. Eles também foram informados que durante o semestre, Juca visitará as crianças em suas casas nos finais de semana e que terão que cuidar muito bem dele.
Enquanto estiverem com o Juca, as famílias deverão ler para ele um livro de história infantil que irá acompanhado da mascote. As atividades realizadas em família deverão ser registradas em um caderno a experiência.
E se eu fosse Você?
Você já se colocou no lugar de outra pessoa? Já tentou vivenciar situações comuns para cadeirantes, deficientes visuais, obesos, negros? Há cerca de dois anos crianças de 03 e 04 anos do Núcleo de Educação Infantil Odácia Tereza Damázio são estimuladas a se colocar no lugar de outra pessoa e assim aprender sobre diversidade e respeito ao próximo.
O projeto, criado pelas professoras Sandra Eliane Runke Santos e Suélen Mateus Albini da Silva, deu tão certo que foi ampliado para toda a Educação Infantil. Valores como empatia, solidariedade e respeito, que já são trabalhados nos núcleos e escolas, serão abordados com ainda mais intensidade, por meio do projeto que agora é institucional.
O projeto “E se eu fosse você?” é um case de sucesso internacional. Em março do ano passado ele foi apresentado no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, em Porto Alegre.
Já em novembro, o projeto foi o vencedor do Prêmio Ana Moreira de Educação Transformadora, entregue durante o Congresso Catarinense de Educação (CONCATE), em Itajaí.
______________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144