Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 14 cidades catarinenses

1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música percorre 14 cidades catarinenses

Os espetáculos “Aulos Núcleo de Flautas Doce da Udesc – Música Antiga e Contemporânea”, “Madrigal Udesc”, “Auto da Compadecida” e “Resquício” serão apresentados gratuitamente ao longo do mês novembro.

De 3 a 29 de novembro, o 1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música, levará apresentações gratuitas para 14 cidades catarinenses. O projeto é uma parceria entre o Sesc e Udesc, fruto do convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística nas áreas de extensão e cultura, firmado pelas duas instituições, em 2016. O objetivo é promover a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da Udesc na programação do Sesc e realizar projetos conjuntos de formação artística.

Nesta primeira edição do evento, dois projetos de música e dois de teatro, formados essencialmente por alunos e professores da Udesc, percorrem as cidades de Brusque, Caçador, Canelinha, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tijucas e Tubarão. São eles: “Aulos Núcleo de Flautas Doce da Udesc – Música Antiga e Contemporânea” e “Madrigal Udesc”, oriundos do Departamento de Música; e “Auto da Compadecida” e “Resquício” são grupos com origem no Departamento de Artes Cênicas. A seleção foi feita por curadoria especializada.

Cada grupo irá realizar apresentações em quatro cidades no Estado, acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes. A circulação tem como objetivo contribuir com a formação dos acadêmicos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica.

“A parceria entre Sesc e Udesc, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização desses acadêmicos. Com a circulação por várias cidades do Estado de produções de música e artes cênicas advindas das atividades de ensino, pesquisa e extensão, estaremos disseminando conhecimento e colocando a arte e a universidade em relação mais próxima com a comunidade”, salienta Maria Teresa Piccoli, gerente de Cultura do Sesc Santa Catarina.

Concerto “Aulos Núcleo de Flautas Doce – Música”
O concerto “Aulos Núcleo de Flautas Doce – Música antiga e contemporânea” circula por Lages (03/11), Caçador (04/11), Concórdia (05/11) e Chapecó (06/11). O repertório trabalhado e apresentado pelo núcleo de flautas doce abrange, em sua maioria, músicas de diferentes períodos da história do ocidente, em especial aquelas onde o protagonista é a flauta doce, instrumento cujas bases ramificam-se ao longo de 2.500 anos de repertório. (Duração: 1h30 / Classificação: 12 anos)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-aulos-nucleo-de-flautas-doce

Espetáculo “Auto da Compadecida”
O espetáculo “Auto da Compadecida”, chega a Tijucas (14/11), Laguna (15/11), Criciúma (16/11) e Lages (17/11). A trama apresenta a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiras na cidade os habitantes são mortos e a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da Compadecida. (Duração: 110min / Classificação: Livre)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-sesc-udesc-auto-da-compadecida

Concerto “Madrigal” 
O concerto “Madrigal” passa por Brusque (19/11), Canelinha (20/11), Laguna (21/11) e Tubarão (22/11). O grupo vocal de câmara é formado por discentes e egressos do departamento de música da Udesc dedicado à música vocal de todos os tempos. O repertório abrange diversos universos musicais, da renascença europeia à atualidade, da música de concerto à popular urbana. A proposta trabalha compositores europeus, leste europeu e das Américas, aproximando poéticas temporalmente distantes, mas que se aproximam na pesquisa de novas sonoridades, além de arranjos de canções brasileiras. (Duração: 60min / Classificação: 12 anos)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-udesc-musica-madrigal

Espetáculo “Resquício” 
Já o espetáculo “Resquício” percorre Joinville (26/11), São Bento do Sul (27/11), Rio do Sul (28/11) e Palhoça (29/11). A pesquisa teve como inspiração o livro “O Circo Mecânico Tresaulti”, de Genevieve Valentine. O espetáculo traz em suas entrelinhas, a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo, e que agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo dos espaços das cidades o seu picadeiro. Essas artistas moram na rua e seguem suas vidas em busca de público interessado em sua arte. (Duração: 60min / Classificação: a partir de 10 anos)
+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-sesc-udesc-espetaculo-resquicio

Posts Relacionados

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

Fazzenda Park Resort conquista Selo Blue World por práticas sustentáveis de economia de água

Veja como participar de exposição em homenagem ao Dia do Fotógrafo, em Florianópolis

Papai Noel chega na Praia Brava nesta sexta-feira com a “Magia do Polo Norte”

Mercato Lagotto by Nicolini inaugura em Balneário Camboriú

Grupo Cena 11 volta aos palcos de Florianópolis com o espetáculo “Eu não sou só eu em mim – Estado de Natureza: Procedimento 01”

Black Friday no Balneário Shopping tem descontos de até 70% e abre temporada de compras de final de ano

Jurerê OPEN abre a temporada de Natal com espetáculo infantil e chegada do Papai Noel

Zoom 80’s Club abrirá de quinta a domingo, nesta semana!

Projeto Menina Percussão promove oficina gratuita no Rio Tavares, em Florianópolis