A 26ª ExpoBento – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, realizada entre os dias 2 e 13 de junho, superou as expectativas de público, de expositores e de comercialização, e trouxe grandes resultados a Balneário Camboriú, durante a participação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) no evento. Foram recebidos 209.164 visitantes, a maioria residente na Serra Gaúcha, durante 12 dias de promoção, atraídos por produtos e serviços de 474 expositores. Para a cidade catarinense, o volume de informações prestadas, material repassado e dúvidas solucionadas, alcançou mais de 300 atendimentos diários.
Segundo o presidente da Expobento, Rafael Fantin, a cada ano, a feira se torna um das maiores eventos multissetoriais do Brasil. “Além de público, a Expobento foi sucesso de vendas para a maioria dos expositores. Desde já agradeço a presença de todos, e tenho certeza que bons negócios foram realizados”. Já o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin alinhavou que a Expobento foi superior à realizada em 2015. “A feira é um sucesso. Me resta parabenizar os expositores, pela coragem de nadar contra maré, e que a crise pior está no pessimismo, na ânsia de não fazer e de reclamar, não empregar e não empreender.Além de um bom produto, precisamos ter um bom relacionamento”, analisou o prefeito, convidando os expositores para a próxima Expobento, que será entre os dias 8 e 18 de junho de 2017.
No estande de Balneário Camboriú, compartilhado com o Beto Carrero World, a maior procura foi pelas atrações de inverno. “O público queria saber se a cidade permanecia com hotéis abertos, qual o tipo de atrativo dessa época e onde se localizavam os pontos turísticos. Houve uma grande interação e uma boa aceitação do nosso material”, disse a assessora da Sectur presente ao evento, Silvia Bomm.
O visitante Armando Lourenço, de Porto Alegre, elogiou a cidade de Balneário Camboriú e diz que costuma frequentar o litoral catarinense. “É uma bela praia, e com certeza, assim que seu centro de eventos estiver pronto, terei interesse em levar minha feira para lá”, disse o produtor de uma grande exposição de ”outlet” na capital gaúcha.
Além da feira, a Sectur ainda realizou visitas em Bento Gonçalves. Entre elas, ao vinicultor Silvério Salvati, proprietário de uma das maiores vinícolas de Bento Gonçalves e conselheiro da Associação Caminhos de Pedra; à agência de viagens Giordani Turismo, onde conversou com a agente Natália Madalosso, e ainda na Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR, que por meio da coordenadora de eventos, Cátia Sozo, recebeu dois kits de divulgação de Balneário Camboriú, um para o prefeito Guilherme Rech Pasin, e outro para o secretário de Turismo, Gilberto Durante.