Ação sobre HIV termina com 50 testes rápidos em Camboriú
Cinquenta testagens rápidas para detecção de HIV foram realizados durante a ação de sensibilização realizada nesta quarta-feira, dia 5, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. O evento contou com orientações de prevenção, assim como entrega de panfletos educativos e preservativos – femininos e masculinos. A ação foi promovida pelo Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) na Praça das Figueiras.
“As pessoas se acomodaram com o tempo e os números, infelizmente, estão aumentando”, analisa a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. “Escolhemos a Praça das Figueiras, no Centro, para atrair a comunidade, já que muitos tem vergonha de procurar a Unidade de Saúde. O melhor que podemos fazer é promover ações de sensibilização”.
M.F., de 25 anos, mora em Governador Celso Ramos e está no município por conta de um curso. A jovem passou pela praça com algumas colegas, viu a ação e decidiu fazer o teste. “Esta é a primeira vez que realizo o exame. Nunca houve uma solicitação de algum médico e mantive relações sexuais sem preservativo com meu namorado. Os outros municípios deveriam se espelhar em iniciativas assim para a população”, compartilha.
Testes nas Unidades de Saúde
Atualmente, testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos bairros, também para detecção de Sífilis e Hepatites B e C. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.