Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Boas práticas mantêm perdas de água tratada em Camboriú menores que média nacional

De acordo com pesquisa da Trata Brasil divulgada recentemente, em 2017 o Brasil perdeu mais de 7 mil piscinas olímpicas de água potável todos os dias por meio de vazamentos nas tubulações, erros de leituras de hidrômetros, roubos, fraudes e “gatos”. A média de perdas nacional é de 38,29% e de 36% na região Sul. Já o índice em Camboriú é bem menor – no primeiro semestre de 2019 foi de 26,7%.

O presidente da Águas de Camboriú, Carlos Roma Jr., aponta que o índice reflete o trabalho que tem sido realizado pela concessionária na cidade, que compreende a verificação de ligações clandestinas e troca de hidrômetros. Porém, o principal foco tem sido a questão dos vazamentos. Além da troca de tubulações, as ações envolvem o controle de pressões por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Em funcionamento 24 horas por dia, o CCO possui indicadores de vazão e pressão em toda a cidade, o que permite verificar com mais rapidez alterações decorrentes de vazamentos.

A tecnologia colabora com a redução de perdas também no trabalho de campo. As equipes da Águas de Camboriú utilizam o geofone, equipamento que permite localizar os chamados vazamentos ocultos (que ficam abaixo do solo). O geofone identifica ruídos através de um sensor que fica apoiado no chão e, com o amplificador em mãos, transforma-se em intensidade.

O presidente da concessionária ressalta que o objetivo é seguir reduzindo as perdas de água tratada – importante para melhorar o abastecimento e também para o meio ambiente, com o uso adequado da água. A população também pode colaborar: “Ao verificar um vazamento na sua rua ou em algum outro local da cidade, o morador nos ajuda muito ao entrar em contato com as centrais de atendimento. Assim, podemos fazer o reparo de forma mais rápida”, explica Roma. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 595 4444 (24 horas) ou mensagens para o WhatsApp (47) 99234 1414 (das 7 às 21 horas).

Posts Relacionados

Balneário Camboriú recebe duas press trips internacionais nos próximos dias

Arquitetura viva: projeto do primeiro ‘edifício-árvore’ do país é apresentado em Balneário Camboriú, SC

Fernando Seabra palestra no Balneário & Camboriú Business Summit

Apenas dois pontos da Praia Central de Balneário Camboriú estão próprios para banho, aponta IMA

Marisa Zanoni lança série que contará os bastidores da campanha à prefeitura de Balneário Camboriú

Feriadão terá 2ª edição do Café nas Alturas em Balneário Camboriú

Feira de Vinil chega ao Atlântico Shopping em Balneário Camboriú neste final de semana

Centenas de pessoas aproveitam serviços gratuitos em Camboriú durante a primeira edição do Prospera – um movimento pelo cuidado com a vida

Homem é resgatado por helicóptero após passar mal na trilha do Pico da Pedra

Câmara de BC aprova lei que dá mais transparência as atas das reuniões dos Conselhos Municipais